A Peregrina Paroquial é destinada ao apostolado na Paróquia. Ela é semelhante à imagem original e auxiliares, porém, menor; tendo a possibilidade de ter a imagem dos dois lados.   

Estas Imagens que permanecem no âmbito paroquial são um sinal visível de evangelização para todas as pastorais, movimentos, grupos e comunidades que a visitam ou recebem a sua visita nas reuniões e encontros. Elas podem ser utilizadas nas celebrações comunitárias, procissões, conforme a necessidade.

Em geral, as Paróquias organizam um roteiro para a visita da imagem paroquial às diversas capelas, escolas, e outras instituições localizadas no território da Paróquia. Normalmente, ela fica aos cuidados da equipe de coordenação paroquial, que pode delegar a responsabilidade a uma liderança.

A imagem paroquial surgiu para sanar a necessidade que as paróquias tinham de possuírem uma imagem dentro da organização da Campanha, que fosse em tamanho maior e que estivesse sempre à disposição dos grupos da paróquia. Pelo seu tamanho pode ser melhor visualizada nas celebrações e eventos.

É responsabilidade da coordenação paroquial solicitar ao Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina a Imagem Paroquial.