Viva a experiência do Natal ao Vivo

2 de dezembro de 2015

Vamos todos a Belém?

presepio-natal-araraquaraKaren Bueno – Começa nesse final de semana o “Natal ao Vivo” no Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa em Araraquara/SP. A sétima edição é um convite a visitar o presépio e descobrir a imensa misericórdia de Deus, em preparação ao Ano Santo que começa neste mês.

Imagine chegar a Belém no dia do nascimento de Jesus. Os presépios têm essa função, transportar os cristãos para a noite santa de Natal. Porém, no “Natal ao Vivo” essa representação vai um tanto além do convencional.

Aqueles que visitam o Santuário de Araraquara se deparam com um cenário diferente. Muitas luzes enfeitam o ambiente; pelo jardim há animais passeando livremente – ovelhas, burros, patos, coelho, etc.; ao fundo a música dá o tom natalino: o Santuário quer ser, de maneira bem concreta, uma nova Belém.

“A ideia é levar as pessoas a uma experiência de Natal diferente do que o mundo oferece. O cenário montado no jardim do Santuário, com muitas luzes, animais vivos, personagens caracterizados, música, leva os visitantes a se transportarem para aquela época, fazendo parte desta história”, explica Julieide Simões.

Experimentando o Natal

Cerca de 40 pessoas da Família de Schoenstatt se vestem com roupas características da época. A apresentação dura duas horas e os visitantes são recepcionados já no portão de entrada do Santuário, podendo chegar a qualquer momento e fazer a sua experiência de um novo Belém.

“Não se trata de um teatro, encenação ou de um texto falado, mas sim de uma vivência do verdadeiro espírito do Natal”, explica Julieide.

Assim, com o cenário já montado, entram primeiro os pastores, depois seguem camponesas com cestas de frutas e todos ficam caminhando pelos jardins. Crianças vestidas como anjos levam uma manta, um colchonete e um travesseiro, preparando a manjedoura para acolher o Menino Jesus. Em seguida vêm Maria e José, carregando o menino, e assumem suas posições sob a casinha montada. Uma estrela conduz os reis magos até o presépio, que levam presentes para a criança.

Os personagens ficam transitando pelo cenário, junto com os animais – apenas os reis magos saem e retornam durante a apresentação. O Presépio ao Vivo é feito para ser comtemplado: “Queremos proporcionar às pessoas uma vivência do verdadeiro sentido do Natal por meio do convite: ‘Vamos a Belém?’, resgatando, assim, a verdadeira essência da noite santa”, comenta Julieide Simões.

Viva essa experiência

Em 2015 todas as crianças são convidadas a se vestirem de anjinho para participar. O Natal ao Vivo acontece nos dias 6, 12, 13, 19 e 20 de dezembro, sempre das 20 às 22 horas. O Santuário fica na Av. Antonio Bento Chiossi, 36 – Jardim Botânico – Araraquara/SP.

Confira as fotos do ano passado: