Vamos oferecer um presente para José Engling?

10 de abril de 2015

Escreva seu testemunho e envie até o dia 15 de abril.

englingEle é um dos herois mais conhecidos de Schoenstatt e seu exemplo inspira pessoas no mundo todo. José Engling viveu a Aliança de Amor tão intensamente, que o Pe. José Kentenich chegou a mencioná-lo como “Documento de Fundação vivido”.

Neste mês de abril de 2015, no dia 11, completa-se cem anos que José Engling incorporou-se à Congregação Mariana – ele não estava presente no dia 18 de outubro. Por esse centenário especial, alguns schoenstattianos que o têm como amigo espiritual querem oferecer-lhe um presente nesse dia, e convidam todos para colaborar.

A Sra. Alicja Kostka, da União Feminina de Schoenstatt e Hanna Grabowska, do Instituto das Senhoras de Schoenstatt, participaram no dia 4 de janeiro de um “café pelo aniversário” de José Engling. Ali surge uma ideia muito especial, que querem compartilhar com todos, acompanhe a carta de Alicja Kostka:

Assim surgiu a ideia

Durante um café pelo aniversário de José Engling, no início do ano, conversamos a respeito do processo de sua beatificação. O professor Joachim Schmiedl, vice-postulador do processo, recém-chegado de Roma, comentou a quantas anda o trabalho. Como sempre, existe o desafio: é necessário um milagre acontecido pela intercessão de José Engling para a continuidade do processo.

Conversando com o relator do processo, professor Zdzislaw Kijas, em 11 de outubro de 2014, na Congregação pela Causa dos Santos, surgiu uma orientação importante, que quero compartilhar aqui.

À sua pergunta de como está a veneração a José Engling, eu respondi: “nós o temos como um amigo espiritual”. O relator replicou: “isso é o mais importante!”. Apoiados nessas palavras, durante o café pelo aniversário, chegamos à convicção de que a verdadeira eficácia de Engling está em seu âmbito moral. José inspirava e continua inspirando muitas pessoas do mundo todo em seu crescimento espiritual, no caminho à santidade original de cada um. Se for declarado beato, poderá ser exemplo da moderna aspiração à santidade (sem excluir a perspectiva anterior da reconciliação e unidade dos povos). Ele “experimentou” essa aspiração em situações extremas e justamente assim atingiu o mais alto grau espiritual, que deve ser catalogado como heroico e ponto positivo para sua beatificação.

Nossa Proposta

Como consequência desses fatos, queremos, cordialmente, convidar a você, querido amigo de Engling, a oferecer-lhe um presente pelo centenário de sua incorporação à Congregação Mariana em Schoenstatt.

Por favor, até 11 de abril de 2015, escreva um testemunho: como José Engling me inspirou ou me inspira no meu caminho de aspiração à santidade?

Se a palavra “santidade”, referindo-se à sua própria pessoa e à sua situação, parece demasiado séria, pensemos nas palavras que o Papa Francisco nos presentou durante a audiência de 25 de outubro de 2014: “Como primeiro favor que lhes peço, como ajuda, é santidade. Santidade. Não ter medo da vida de santidade. Isso é renovar a Igreja. (…) São os santos que levam a Igreja adiante”.

Segundo o Documento de Fundação, oferecemos à Igreja nossa aspiração à “santidade no mais alto grau possível”. Assim vemos também nossa contribuição para a renovação da Igreja.

A grande importância que o Pe. Kentenich atribuiu toda sua vida a José Engling e o lugar de destaque que lhe designou em toda a comunidade está na forma com a qual José Engling recebeu a graça de Schoenstatt. Com todas suas capacidades e forças, porém também com suas debilidades e prisões internas. Principalmente, acima de tudo, com seu coração. Essa foi a resposta real e razoável à iniciativa divina, que José experimentou no pequeno Santuário em Schoenstatt e no próprio Fundador. E isso é um exemplo permanente para todos nós. Por isso, queremos agradecer-lhe no centenário de sua incorporação à Congregação Mariana.

Porém, ainda há mais: no começo do novo século de Schoenstatt, queremos responder a essa iniciativa, para que constantemente se renove, com o mesmo compromisso.

Como oferecer esse presente

Escreva um testemunho bem livre sobre a importância de José Engling em sua aspiração à santidade ou na história de sua vocação. As perguntas a seguir são apenas sugestões, por favor, não responda como um questionário:

Como José Engling me inspira (ou tem me inspirado) em minha aspiração à santidade?
O que agradeço a José Engling, em meu caminho espiritual?
Que importância tem ele tem na história de minha vocação?
O que mais me motiva em José Engling no meu caminho à santidade?
Qual é a participação de José no meu dia-a-dia?
Sinto sua ajuda? (Onde? Como?).
Quais manifestações ou vivências de José são realmente importantes para mim?
Qual é o papel do “ato de José Engling” em minha vida espiritual (na vida da minha comunidade)?
Que importância têm em minha vida pessoas que se descreveram a si mesmos como “segundo José Engling”?
Onde está o ponto decisivo de sua santidade?
Como posso ser modelo para o homem de hoje?

Por favor, mande suas respostas ou seus testemunhos até 11 de abril de 2015 para esse endereço:

Dra. Alicja M. Kostka
Am Marienberg 3, 56179 Vallendar/Alemanha

Ou para este e-mail: admirabilis2014@gmail.com

Assim que tivermos muitos testemunhos, mandaremos para Roma em um livro, com o título: “Eficácia moral de José Engling ao Movimento Apostólico de Schoenstatt”, como resposta à pergunta do relator de como está a veneração a ele.

Cordiais saudações,
Alicja Kostka

Baixe a carta

Fonte: schoenstatt.org

  • Carla

    Que bonita iniciativa!
    Amei a ideia do presente. ^_^
    O escreverei em breve! Nos cum prole pia!