Uma nova luz brilha na escuridão

5 de janeiro de 2016

Um Natal de misericórdia em São Paulo.

natal solidario 2015Gregory Oliveira – O espírito de Natal toma conta mais uma vez das ruas escuras de São Paulo/SP, graças ao “Natal Solidário”. Na madrugada do dia 25 de dezembro de 2015, a Juventude Apostólica de Schoenstatt do bairro do Jaraguá mais uma vez transforma a solidão da noite em sorriso para aqueles que vivem sós pelas ruas e avenidas da capital. Com muita celebração, o “Natal Solidário” chega a sua marca de dez anos de missão.

A iniciativa apostólica começou em 2005, com um pequeno grupo da Juventude do Jaraguá indo pelas ruas da cidade com a intenção de levar um pouco de conforto e alegria aos moradores de rua. Desde então o projeto ganhou força e não para de crescer, sendo que a cada ano mais pessoas se voluntariam a levar Cristo aos que mais necessitam. O que antes era apenas um momento rápido em uma rua de São Paulo, com um pequeno grupo, agora se tornou um projeto que passa por todo o centro velho da capital.

Cultura do encontro

Na comemoração de dez anos do Natal Solidário, 55 voluntários de vários estados brasileiros se dividiram em quatro grupos, passando por quatro pontos do centro de São Paulo: Avenida São João, República e Vale do Anhangabaú, Praça da Sé e, pela primeira vez, a Rua 25 de Março.

A ideia do projeto é levar Cristo às ruas e ser família para aqueles que mais necessitam de um abraço, amor e carinho, sendo uma luz de esperança e, por meio da querida MTA, ser instrumento para cultivar o verdadeiro sentido do Natal que é a chegada de Cristo.

Além de toda boa vontade e braços aberto, os jovens levam também um “kit alimento”, que é formado por um copo de refrigerante, um saquinho com Panettone e salgadinho – comida típica para essa época, servindo também como canal para iniciar conversas com os moradores.

Schoenstatt em saída

LUZES NATAL

Embora o Natal Solidário aconteça apenas em uma noite, o projeto se inicia meses antes com o trabalho da comissão organizadora, que prepara alguns eventos, como o “Cine Luz” e barraca de bolos, para arrecadar fundos, permitindo que o projeto aconteça. Dessa forma, todos que contribuem com os eventos e com doações também participam da missão do Natal Solidário. É assim que a Juventude consegue, em 2015, muitas doações de grandes colaboradores, podendo também oferecê-las para outras instituições, como orfanatos, casa de recuperação de dependentes químicos e asilos, além de levá-las às ruas.

Alguns momentos fundamentais marcam o projeto em seus dez anos, como a vivência de preparação para os voluntários, realizada duas semanas antes, cultivando assim o espírito da chegada de Cristo no advento. O ponto alto da celebração é a ceia de Natal que é preparada em frente ao Teatro Municipal no final da madrugada do dia 25, reunindo os voluntários e moradores em um lindo momento de oração.

Sem nenhuma dúvida, este ‘Natal Solidário 10 anos’ vem para afirmar tudo àquilo que a Juventude realiza e o próprio Papa lhes pede. A juventude é fogo e deve sair em missão. Dessa forma, cada voluntário leva firmemente o lema do projeto em 2015: “Vocês são sal da terra e luz do mundo, que brilhem e levem Cristo aos homens” (Mt 5, 13-14).
#NatalSOlidario2016VEM
Eu faço parte dessa história e você?

Mais fotos