Uma madrugada de vigília para os homens

2 de dezembro de 2015

9ª Hô Maria – a Vigília Mariana dos Homens.

jacarezinho terço dos homensVolny Enrique Martoni – Nos dias 21 e 22 de novembro o Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, em Jacarezinho/PR, recebe a 9ª Hô Maria – a Vigília Mariana dos Homens. A noite de oração conta com a participação de 233 homens, provenientes das cidades de Jacarezinho/PR, Bandeirantes/PR, Ibiporã/PR, Santa Amélia/PR, Fartura/SP, Ourinhos/SP, Assis/SP e Santa Cruz do Rio Pardo/SP. A vivência inicia no sábado, dia 21, às 20 horas e encerra-se no domingo às 7 horas.

Na abertura os participantes acolhem o Bispo da Diocese de Jacarezinho/PR, Dom Antonio Braz Benevente, que os abençoa e destaca a importância da oração do Terço entre os homens e seu papel na evangelização, desejando também uma ótima vigília a todos.

Em seguida, das 21h30min às 21h45min, o coordenador diocesano do Terço dos Homens Mãe Rainha, Volny Enrique Martoni, faz uma breve acolhida com a apresentação das cidades e paróquias participantes. Ele finaliza convidando todos a orarem clamando a presença do Espírito Santo.

A primeira palestra da noite, realizada das 21h45min às 23 horas, é proferida por Ir. M. Jacinta Donati, assessora da Obra de Schoenstatt em Jacarezinho. Com o tema “Levem a Cruz e o Santuário”, ela recorda a chegada das 12 Irmãs de Maria pioneiras em Jacarezinho e no Brasil, no dia 12 de junho de 1935, por meio do convite feito pelos Padres Palotinos ao Pe. José Kentenich, trazendo, assim, o Movimento Apostólico de Schoenstatt ao país.

Às 22 horas, Pe. Carlos Shimura, assessor regional do THMR no Paraná, faz a exposição do Santíssimo no interior do Santuário, o qual permanece até às 4 horas vigiado em adoração permanente pelos participantes que se revezam numa escala de meia em meia hora, divididos por cidades e paróquias inscritas.

Para viver a misericórdia

Dando sequência, das 23 às 24 horas o Diácono Rogério Azevedo Silva faz uma palestra falando sobre o tema: “O Sacramento da Penitência”. Inicialmente ele diz que todos são criados para o amor. “Como o pecado entrou no mundo por meio da desobediência de Adão e Eva no paraíso, o perdão também veio até nós pela morte de nosso Senhor Jesus Cristo, vencendo assim o pecado”. Ele destaca a importância do sacramento da Reconciliação e mostra que para uma boa confissão é preciso, primeiramente, fazer um bom exame de consciência, arrepender-se, ter o propósito de não praticar mais aquele pecado, confessar diante de um sacerdote e receber a penitência.

Da meia noite até meia noite e meia é servido o primeiro café aos participantes, denominado “café vamos conseguir”, carinhosamente preparado pela equipe responsável. Dando prosseguimento, os integrantes do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo/SP conduzem a contemplação do Santo Terço com a participação dos presentes, invocando a Santíssima Trindade com o canto e contemplando os Mistérios Gloriosos. No final é cantada a Ladainha de Nossa Senhora.

Santuários vivos

A última palestra acontece da 1h30min às 2h30min com Pe. Luiz Fernando Lima discernindo sobre “Maria, a nova Arca da Aliança”. Ele começa falando sobre o que é verdadeiramente uma arca e sobre a importância de Maria como esta arca, sendo a escolhida por Deus para ser a Mãe de Jesus. Um grande presente e missão que o Padre aponta é que hoje cada um, como Maria, também é convidado a ser esta mesma arca e transportar Jesus em seu interior, por meio da Eucaristia.

A madrugada de oração segue com a reza da Via Sacra das 2h30minas às 3h30min, conduzida pelo THMR de Ourinhos/SP ao redor do terreno do Santuário. Depois de recordar as estações dolorosas percorridas por Jesus, a vivência termina em frente ao Santuário.

Retornando à Tenda, das 3h30min às 4 horas é servido o segundo café, denominado “café tira sono”. Na sequência, até às 5 horas, Pe. Cezar Augusto Garcia preside a adoração e bênção do Santíssimo, causando uma emoção muito forte nos participantes, bem como uma enorme satisfação de terem permanecido acordados até aquele momento.

Homens em saída

Ao raiar do dia, às 5h30min, sob o cantar dos passarinhos, Pe. Carlos Shimura celebra a Santa Missa de encerramento, juntamente com Frei Claudimir Antonio Falkowski, de Ourinhos/SP, e Pe. Robson Antonio da Silva, de Santa Cruz do Rio Pardo/SP, parabenizando, na homilia, os participantes que suportaram o cansaço e o sono até esse momento. Pe. Carlos também convoca os homens para divulgarem cada vez mais o THMR.

No final da Missa é lida uma mensagem do Pe. Antonio Bracht, reitor do Santuário Original, enviada diretamente da Alemanha. No texto ele afirma a importância desta Vigília e que todos devem ser sempre “Homens Vigilantes, vigiando nossa casa, família e trabalho, cumprindo sempre o nosso dever com muita honestidade e disciplina”.

A grande vigília dos homens termina no Santuário, com a consagração à Mãe de Deus e a bênção de envio. Todos demonstram enorme satisfação e comprometem-se a participar da 10ª Hô Maria, agendada para 26 e 27 de novembro de 2016.

O último café do dia, o “café despedida”, marca o clima familiar e alegre que percorreu toda a madrugada e que é levado por todos para seus lares e trabalhos apostólicos.