Uma intenção para o Terço dos Homens

27 de fevereiro de 2015

Um pedido para todos os grupos, inclusive o Terço dos Homens Mãe Rainha.

terço-dos-homensDepois da 7ªRomaria do Terço dos Homens ao Santuário Nacional de Aparecida, o Irmão Redentorista João Batista de Viveiros, responsável pela peregrinação, escreve uma carta a todos os integrantes do Terço dos Homens do Brasil, dos mais distintos grupos. Ele pede orações pelas vocações e já adianta a data da próxima romaria à Aparecida/SP, no ano que vem. Acompanhe:

A VII Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário de Nossa Senhora Aparecida foi emocionante. O coração de mais de 43 mil homens batendo unânimes no compasso da fé, da alegria, da gratidão a Deus e a Nossa Senhora Aparecida foi um verdadeiro Pentecostes.

Aqui pulsa o coração do Terço dos Homens de todo Brasil. Maria nos acolhe com carinho materno e nós, como filhos amados, a louvamos e bendizemos seu nome. Conduzidos por Maria, queremos ouvir e acolher a palavra de seu Filho: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Creio que todos que estiveram aqui, retornaram para suas famílias, comunidades e grupos renovados pela fé, pela esperança e pela certeza do amor de Deus por todos nós.

Foram cadastrados na Secretaria de Pastoral 1.109 grupos, totalizando 43.140 homens participando da VII Romaria Nacional do Terço dos Homens.

No início da manhã, na Tribuna Papa Bento XVI, duas belas reflexões: JESUS, HOMEM DE ORAÇÃO com o Pe. Domingos Sávio, e TERÇO DOS HOMENS, UMA BÊNÇÃO PARA A FAMÍLIA, com o Pe. Vandemir Meister, Padre de Schoenstatt, assessor nacional do Terço dos Homens Mãe Rainha.

Fomos acolhidos e motivados pelo Pe. João Batista de Almeida, reitor do Santuário de Aparecida e tivemos a alegria de ter conosco o Pe. Antônio Maria Borges nos ajudando a rezar através de belas canções.

Na santa missa, dentro do Santuário, em horário dedicado exclusivamente ao Terço dos Homens, tivemos a honra de acolher as palavras de Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora/MG, bispo referência do Terço dos Homens na CNBB. Na parte da tarde participamos da reza do Santo Terço, um dos momentos mais esperados pelos homens. O Santuário ficou pequeno diante da grandeza da fé de tantos homens devotos, dos bispos presentes e de um grande número de padres, diáconos e religiosos. No final, os homens foram consagrados a Nossa Senhora. Tudo é benção, tudo é graça, tudo é reflexo do amor de Deus pelas famílias, pelas vocações, pela Igreja e por todos nós.

Caros coordenadores de grupos e coordenadores diocesanos do Terço dos Homens, com essa cartinha, quero pedir encarecidamente a vocês e aos seus grupos que assumam como missão, como compromisso, como dever a questão vocacional. Que em todos os cantos do Brasil, onde quer que tenha um homem do Terço, o pedido de Jesus seja colocado em prática:

Vendo as multidões, Jesus teve compaixão, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então Jesus disse a seus discípulos: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos! Por isso, peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita” (Mt 9,36-38).

Se os Homens do Terço tiverem a mesma sensibilidade, o mesmo sentimento de compaixão de Jesus, eles também vão perceber que no meio de nós, em nossas famílias e em nossas comunidades há muita gente abatida e cansada como ovelhas que não têm pastor. Vão perceber que as drogas, os vícios e outros males estão ceifando a vida de tantos jovens, crianças, famílias.

É preciso olhar o mundo e ver essa realidade com o mesmo olhar e com o mesmo sentimento de Jesus Cristo. Por isso, rezar pelas vocações é um gesto de solidariedade e de amor.

Coordenadores, por favor, cuidem para que não passe nem um terço, nem um encontro sem rezar pelas vocações na Igreja, sem pedir ao Senhor da Messe mais operários para o serviço dos irmãos. Jesus garantiu que, se pedirmos com fé, Deus vai mandar muita gente boa para servir seu povo. Nossa Senhora vai abençoar com muitas graças aqueles que pedirem mais operários para seguir e trabalhar em favor de seu amado Filho.

Recebam o meu apoio e a minha gratidão pelo seu empenho em favor dessa causa. Vamos juntos “incomodar” o dono da Messe e com certeza, seremos os primeiros a colher seus frutos. Não esqueçam que a VIII Romaria será no dia 20 de fevereiro de 2016, aqui na Casa da Mãe.

Que Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, nos abençoe e nos guarde na propagação do Terço dos Homens e na oração perseverante do santo terço.

  • Quero colocar minha filha Maria Luiza pq ela está com problema no narizinho. Com muita dificuldade de respirar ore por ela sempre que mãezinha interceda sempre por ela

  • Beto Barros

    Caros Irmãos em Cristo do Terço dos Homens. Desejo-lhes que a Paz de Cristo e o Amor de Maria estejam sempre conosco.

    É com alegria que me dirijo a vocês, meus Irmãos, para infomar que nosso Grupo do Terço dos Homens Irmãos em Cristo, completou, nesta semana que passou, DOIS ANOS DE CAMINHADA.

    Caminhada de intensa Fé, Devoção e Espiritualidade!!!

    Esperamos que tenhamos outros tantos anos de Caminhada pela frente!!!!

    Saudações.

    Beto Barros
    Coordenador e Servidor do Terço dos Homens Irmãos em Cristo

  • JOÃO APOLONIO BESERRA

    Rezemos para que o Terço dos Homens entendam que esse Movimento nasceu no seio do Movimento da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Pelo menos onde eu conheço.

  • Deomário Dias Cordeiro

    Uma benção de Deus o terço dos homens! Peço oração pelo nosso grupo q se reune todas as quartas as 19;00 h.