Uma bênção do Papa para o Terço dos Homens

11 de setembro de 2015

Um apostolado essencial na Igreja.

papa-terço-dos-homensKaren Bueno – Numa ocasião rápida e providencial, Pe. Vandemir Meister pode pedir uma bênção muito especial para o Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR), a bênção do próprio Papa Francisco. Depois do Capítulo Geral da comunidade, os Padres de Schoenstatt se reuniram com o Santo Padre no dia 3 de outubro, numa audiência privada em Roma, e lá puderam cumprimentá-lo pessoalmente e apresentar a nova direção geral do Instituto.

“Quando eu estava indo para esse encontro, pensei: ‘como terei a oportunidade de encontrar o Papa, vou levar um Manual do Terço dos Homens para ele’. No dia do encontro, coloquei o livrinho no bolso, mas o protocolo dizia que não devíamos entregar nada para o Papa. Mesmo assim coloquei o livro dentro do bolso para ver no que dava, a Divina Providência ia preparar”, conta o assessor nacional do THMR.

E realmente a Providência cuidou que essa ideia ousada se tornasse realidade: “Quando o Papa terminou o discurso e começou a cumprimentar cada um dos presentes eu percebi que um ou outro Padre tirava alguma coisa do bolso, aí pensei: ‘esta é minha oportunidade’. Quando o Pe. Juan Pablo Catogio – o novo superior geral dos Padres de Schoenstatt – me apresentou ao Papa, disse que eu era o superior dos Padres no Brasil, eu tirei o manual do bolso e lhe disse: ‘Santo Padre, eu quero apresentar ao senhor o manual do Terço dos Homens e quero pedir a bênção para esse grande movimento que é o Terço dos Homens no Brasil, que reúne grupos semanalmente com cerca de 900 mil a 1 milhão de homens para rezar. Gostaria de pedir a sua bênção neste Manual, representando todo esse movimento que reúne os homens dentro da Igreja’. O Papa escutou e deu a bênção, e enquanto ele dava a bênção fui falando-lhe mais sobre o Terço”.

“Eu contei para ele a história do Terço dos Homens, sua caminhada no Brasil, e ele, num momento de silêncio, escutou, deu a sua bênção e pediu para que os homens seguissem rezando o terço, porque na oração também está o grande encontro dos homens e das famílias”.

A notícia foi muito bem acolhida por todos os grupos do Terço dos Homens Mãe Rainha. Pe. Vandemir conta: “Recebi a ligação na qual um senhor me dizia: ‘Eu me senti representado pelo senhor junto ao Santo Padre, senti que essa bênção foi para mim’”.

E essa bênção realmente é para todos, para que todos se sintam ainda mais parte da Igreja e vejam a grandeza de seu apostolado, que é capaz de transformar vidas pelo atuar da Mãe e Rainha que os leva a Cristo.

  • Jorge Augusto

    Alegra-nos em vermos o resultado desse evento, dessa reunião. Pois ao olharmos com o olhar da fé, passamos a meditar sobre a iniciativa e decisão do Padre, enriquecidas com a atenção e benção do Santo Padre.Esse elenco de fatores o quê nos diz? Pensemos. Agradeço pela divulgação e digo: o Padre Vandemir não quebrou o protocolo, e sim, o enriqueceu. Deus vos Abençoe!