Um ‘sim’ ousado no Ano da Misericórdia

15 de julho de 2016

À caminho da Vestição.

postulantes

Aluane, Fernanda, Cícera, Rebeka, Carolina e Ir. Fabiana Maria

Karen Bueno – Gratidão, entrega, doação, filialidade, alegria são palavras que definem, segundo as Postulantes das Irmãs de Maria de Schoenstatt, o momento especial que vivenciam. Elas se preparam, junto com seus familiares, amigos e toda a comunidade do Instituto Secular – da Província Schoenstatt-Tabor, de Atibaia/SP –, para sua cerimônia de Vestição e ingresso no noviciado dessa comunidade.

São rostos jovens e alegres, profissionais capacitadas e com uma característica em comum a mais: uma decisão total por Cristo! O que as conduziu para essa opção tão especial, escolhendo essa comunidade de Schoenstatt? Elas respondem:

“Quando eu conheci a comunidade mais de perto, o que mais me chamou a atenção foi a alegria e a pureza das Irmãs. Isso continua sendo para mim um grande mistério que me cativa”, Carolina Montedori, de Campinas/SP.

“O que me fez escolher a comunidade, além do ideal de pureza, é ser uma pequena Maria para o mundo e resgatar a imagem da mulher”, Rebeka Makalski, de Atibaia/SP.

“Para mim foi a alegria no servir. As vezes você acha que sua felicidade é simplesmente ter e acumular coisas, quando na verdade você é muito mais feliz servindo aos outros, servindo ao próximo, e isso é muito nítido, para mim, na vida das Irmãs”, Fernanda Gomes, de Francisco Morato/SP.

“Dar um sentido a tudo o que a gente faz, também o ideal da pureza, de ser essa pequena Maria no mundo”, Aluane Simões, de Atibaia/SP.

“Decidi ingressar na comunidade das Irmãs de Maria de Schoenstatt não por minha vontade, mas por um chamado da Mãe de Deus, pois ela me chamou com misericórdia e por isso estou aqui”, Cícera Rezende, de Paulínia/SP.

Vocações para a misericórdia

O chamado à vocação consagrada, para essas jovens, desponta justamente no Ano Santo da Misericórdia. Isso traz um amplo significado para a vida desse novo curso que se forma no Instituto. “É uma missão. A gente tem a missão de ser esse rosto misericordioso de Deus aqui na terra”, diz Rebeka.

Tornar-se Irmã de Maria no Ano da Misericórdia, para Carolina, “é se reconhecer como o filho pródigo, que é indigno de receber de volta o amor do Pai e, mesmo assim, recebe todo amor que o Pai tem para dar”. Ela acrescenta: “Nesse tempo [do Postulado] a gente se vê como ‘um nada’, uma pessoa bem medíocre, bem pobre, bem pecadora, e mesmo assim o Pai quer dar o presente maior que é a nossa vocação e a dignidade de sermos filhas de Deus, esse é o maior sinal de misericórdia para conosco, que a gente não merece”.

Tenham coragem!

A mestra das Postulantes, Ir. Fabiana Maria Costa, fala sobre as novas vocações: “Para nós, como Instituto, é um grande presente. Sabemos a situação atual da Igreja em relação às vocações, que os jovens têm muita dificuldade em responder a esse sublime chamado, então, para nós, elas são um grande presente”.

Essa é a mensagem que elas deixam para os jovens vocacionados: “É necessário experimentar a misericórdia do Pai e se deixar amar, porque quando o Pai ama, ele arrasta consigo, é preciso fazer essa experiência do amor de Deus”.

Anote na agenda e participe: A cerimônia de Vestição das Noviças será no dia 3 de setembro de 2016, às 9h30min, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP (Rodovia Dom Pedro, km 78). Sua presença será uma grande alegria para essas jovens, seus familiares e toda a comunidade das Irmãs de Maria da Província Schoenstatt-Tabor.