Um novo teatro é inaugurado no Colégio Mãe de Deus

2 de agosto de 2016

Mais um espaço dedicado à arte e à cultura.

CONVITE INAUGURAÇÃO TEATRO 11.05Karen Bueno – O colégio Mãe de Deus, em Londrina/PR, pertence ao Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt e foi a primeira escola de ensino regular a aplicar a pedagogia Kentenichiana de ensino, baseada na proposta do Pe. José Kentenich, há 80 anos. Na celebração desse jubileu, a comunidade escolar tem a alegria de inaugurar, como parte das celebrações jubilares, um novo espaço dedicado à arte e à cultura: o Teatro Mãe de Deus.

Nesta sexta-feira, 5 de agosto, acontece a inauguração do novo Teatro, que fica na Rua Rio de Janeiro, 700, no centro da cidade. Ele tem, em suas dimensões, 457 metros quadrados e 535 poltronas. O hall mede 250 metros quadrados e pode comportar 230 pessoas. Segundo a direção da escola, o novo auditório contempla um moderno sistema cênico, de projeção, sonorização, ar condicionado, sala de tradução, camarim, sala de imprensa e outros.

A diretora do colégio Mãe de Deus, Ir. Rosa Maria Rhutes, explica porque construir um novo teatro: “A cidade de Londrina e região necessita de espaços adequados para apresentações artísticas e culturais. Segundo dados do ‘Londrina Convention & Visitors Bureau’, a cidade perdeu cerca de R$ 115 milhões nos últimos três anos, em virtude da falta de um espaço de convenções que abrigue eventos de grande porte. Ao todo, seriam 35 eventos que deixaram de acontecer na cidade, que reuniriam cerca de 180 mil pessoas. Arrojado, o Teatro Mãe de Deus representa um importante investimento cultural na cidade”.

Para que e para quem?

O novo Teatro atenderá as demandas do próprio colégio Mãe de Deus e também as necessidades da comunidade em geral.

O uso do colégio inclui formaturas, feira das profissões, mostras científicas, apresentações culturais e de projetos pedagógicos, ballet, dança e encenações. A comunidade da região poderá utilizá-lo também para formaturas e eventos científicos, culturais, corporativos, de agronegócios, religiosos… Ir. Rosa Maria explica: “O Centro Cultural, juntamente com o Teatro Mãe de Deus, poderá abrigar tanto eventos corporativos privados como culturais. Entre eles estão teatro, música, ballet, dança, orquestras, feiras, treinamentos de empresas, convenções, encontros acadêmicos e festivais internacionais”.

A construção desse auditório iniciou em 2000 e parou em 2007 por falta de recursos. Com o incêndio e a destruições de um importante auditório da cidade de Londrina – o Cine Teatro Ouro Verde –, a comunidade escolar e do município retomou o desejo de construir mais um espaço dedicado às artes para a cidade, que se concretiza, agora, no Teatro Mãe de Deus.