Um novo Santuário de Schoenstatt no Chile

18 de março de 2016

Santuário Terra Escolhida.

santuario chileMaría Magdalena Prieto – Depois de 24 anos de história, a Família de Schoenstatt de Talca, no Chile, inaugura um Santuário de nossa Mãe e Rainha. A MTA se estabelecerá neste sábado, dia 19 de março, na “Tierra escogida de Talca”. A cerimônia é presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Horacio Valenzuela Abarca.

O Santuário de Schoenstatt Tierra Escogida está situado na cidade de Talca, capital da Região de Maule, na zona central do Chile, lugar eminentemente agrícola e florestal, famoso pela sua excelente produção de fruta, videiras e vinhos.

Enchendo as talhas

Há um ano, em março de 2015, numa bonita e emotiva cerimônia, com a presença da Família de Schoenstatt local e de um grande número de irmãos na Aliança de Amor de diversas localidades do Chile, realizou-se a bênção da pedra fundamental do futuro Santuário. Esse sinal une-nos ao nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, e chama-nos a tornar realidade as suas palavras: “Não só queremos nos auto educar e educar outros, também queremos dar a oportunidade à Virgem Santíssima de formar e educar, a partir daqui, o maior número possível de pessoas”.

A Família de Schoenstatt de Talca, durante esse ano de conquista espiritual, ofereceu muitas contribuições ao Capital de Graças, representadas no ato simbólico de encher, com água, seis talhas de barro, com capacidade para 100 litros cada uma. As talhas foram completadas com o esforço pessoal de múltiplas ofertas espirituais oferecidas à Mãe e Rainha, representadas em pequenos vasos individuais de água, os quais se depositavam nas grandes talhas. A meta era ambiciosa, mas com o apoio de toda a grande Família do Chile foi possível alcançá-la.

Assim, com a intenção de vincular o ocorrido nas Bodas de Caná, implorando à Maria que interceda perante Jesus para que faça o milagre de converter a água no melhor vinho e a “Tierra Escogida” num Santuário de Schoenstatt, os produtores de vinho da zona de Talca, membros da Família de Schoenstatt, substituíram os 600 litros de água por 600 litros de vinho de Missa. Todo esse vinho será abençoado durante a cerimônia neste sábado e posteriormente distribuído por todas e cada uma das paróquias da cidade.

Um Santuário que moveu o Chile

Assim, ao ver realizado o nosso sonho, invadem-nos sentimentos de alegria, emoção e gratidão.

Alegria porque a Mãe e Rainha estará entre nós para nos tornar mais filhos e irmãos, levando-nos ao coração de Cristo, o Senhor. Emoção por termos lutado com perseverança e rigor para que ela se estabelecesse nesse lugar. E gratidão pela nossa Família de Talca, pelos membros da Igreja e pelos habitantes da cidade, que de muitas maneiras colaboraram espiritual e materialmente para que o Santuário seja uma realidade. […]

Com essa mesma alegria e emoção, oferecemos o nosso Santuário, como instrumentos de Maria, ao serviço de todos, em especial da Igreja de Talca e dos cidadãos talquinos, para que encontrem um espaço de reflexão, de oração, de encontro com Deus e entre pessoas, para serem mais irmãos e filhos de uma mesma Mãe, tornando viva a missão de 31 de Maio, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Original: espanhol. Tradução: Maria de Lurdes Dias, Lisboa, Portugal

Fonte: schoenstatt.org

  • Sumaya Botega

    Com alegria cuidarei de apresentar à MTA nesta nova terra, no dia 19, as intenções de nosso país e de toda a Família de Schoentatt brasileira…