Um grande presente para a Rainha das Vocações

24 de março de 2015

Família de Guarapuava/PR se prepara para o Jubileu de Prata do Santuário.

guarapuavaPaulo e Elidiane Lima – Em preparação ao jubileu dos 25 anos de fundação do Santuário Tabor das Vocações, em Guarapuava/PR, uma intensa programação acontece mensalmente. No dia 18 de fevereiro iniciou uma novena, que segue por todos os dias 18 de cada mês. A partir de março, em cada dia da novena será conquistado espiritual e materialmente um presente para a Mãe de Deus no Santuário.

Neste dia 18 de março, um grande presente é oferecido para a Rainha das Vocações. A primeira conquista da Família de Schoenstatt para o jubileu é a restauração da imagem da Mãe e Rainha para o Santuário.

Em Família

Às 20 horas inicia a Santa Missa presidida pelo Pe. José Antônio de Lima. A liturgia é toda preparada pelos coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.

Como se trata da entronização da imagem da Mãe de Deus restaurada no Santuário, Frei José Antônio impõe um caráter solene à celebração: Liturgia Mariana – Maria Causa de Nossa Alegria – com incenso, canto do Glória, e as leituras e o Evangelho do tempo da Quaresma.

Vários momentos marcam a celebração, como a procissão de entrada das bandeiras do Movimento Apostólico de Schoenstatt e da equipe de celebração. A imagem da Mãe é acolhida em seguida, com toda majestade e pompa. No corredor central, os missionários seguram suas imagens Peregrinas; a Mãe passa pelo meio deles, tendo à frente crianças vestidas de anjos, tocando sininhos. O casal que leva a imagem é o mesmo que a carregou no dia da inauguração, em 18 de novembro de 1990.

O casal que doou o terreno para a construção do Santuário leva o cetro e a coroa da Mãe, acompanhados de várias pessoas com lamparinas.

Recordações

Ao final da celebração todos rezam a oração do segundo dia da novena. Na ocasião é apresentado o trecho de um vídeo histórico da solenidade de inauguração do Santuário, com a chegada da Mãe de Deus, narrada pelo Pe. Irineu Trevisan. O sacerdote agradece às pessoas que se empenharam pela construção do Santuário, depois o vídeo se detêm em mostrar partes da Santa Missa, revelando o grande número de peregrinos. As imagens culminam com a bênção do quadro da Mãe e sua entronização no Santuário.

Depois da novena e do vídeo, cada participante recebe uma vela para iluminar o caminho da Mãe e, assim, iniciar uma peregrinação até o Santuário. Os missionários novamente fazem ala para a Rainha das Vocações, enquanto o sino do Santuário badala alegremente anunciando sua chegada triunfal. As crianças, vestidas como anjos, tocam sinos e jogam pétalas de rosas pelo caminho onde a Mãe passa.

O povo segue Nossa Senhora até seu trono real no Santuário, cantando e rezando. Frei José Antônio de Lima recebe a Mãe e a ergue ao alto para que todos a contemplem. Em seguida, segue uma explicação dada pelo Pe. Kentenich sobre a imagem da Mãe Três Vezes Admirável, que ilustra a relação de unidade entre Cristo e Maria.

Constroi aqui tua morada

Todo o povo presente faz a seguinte súplica à Mãe e Rainha: “Desce Maria! Desce Mãe Três Vezes Admirável! Desce a este lugar. Constrói aqui a morada para teus filhos. Transforma este solo em terra santa mariana, para formar aqui um exército de apóstolos que colaboram contigo na difusão do teu Reino na Diocese de Guarapuava. Amém”.

Após a oração, Frei José Antônio introduz a Mãe em seu lugar de honra. Enquanto a imagem é colocada tocam-se os sinos e soltam-se fogos de artifício, marcando a solenidade da ocasião.

Antes da bênção final acontece em frente ao Santuário a passagem da Imagem Peregrina Auxiliar que percorre todas as Paróquias do Decanato Centro da Diocese de Guarapuava. Com a queima do Capital de Graças, todos rezam a oração pela canonização do Pe. José Kentenich e em seguida cantam “Parabéns” para o Fundador, por seu onomástico no dia 19 de março.

Como saudação por esse dia festivo, a Família de Schoenstatt recebe uma pequena estampa da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Eles levam-na consigo para casa e sabem que sempre podem encontrá-la, os esperando, no Santuário, agora com uma imagem renovada.

  • Teresinha J S Rosa

    “Com vosso Divino Filho, abençoai-nos ó Virgem Maria!”