Um domingo de graças com a Rainha de Maio

30 de maio de 2016

Arquidiocese de Sorocaba peregrina ao Santuário.

tendaKaren Bueno – Um dia dedicado a Maria: assim o Santuário de Atibaia/SP celebra e encerra o mês da Mãe de Deus nesse domingo, 29 de maio. Cerca de 5.000 pessoas visitam a Mãe e Rainha – a maioria da Arquidiocese de Sorocaba/SP – para agradecer por tantas graças recebidas ao longo do ano, especialmente neste mês, e pedir as graças pessoais que necessitam para a vida diária.

A jornada de peregrinação começa na entrada do Santuário, em frente ao Cruzeiro. Uma caminhada com a Mãe os convida à conversão, a contemplar a pequenez e fragilidade pessoal e mergulhar na misericórdia de Deus. Com todos reunidos na Tenda dos Peregrinos, após uma breve recepção para as cidades, inicia a Catequese sobre o Ano Santo Jubilar.

A vivência faz recordar, desde a infância, a presença e a paternidade de Deus na vida de cada um. Os peregrinos são convidados a se colocar no papel do Filho Pródigo (Lc 15, 11-32), que reconhece os pecados, se arrepende e volta para a casa do Pai – só assim podem experimentar plenamente a misericórdia de Deus. E com a adoração eucarística que vem em seguida, Jesus se apresenta como a fonte de misericórdia próxima e presente na vida de todos, sempre ao lado dos seus.

Na casa da misericórdia

Um momento profundo e tocante é a passagem pela Porta Santa da Misericórdia no Santuário. A construção é pequena, mas pode abrigar o mundo todo. De pouco em pouco as pessoas vão entrando e conquistando a graça do pleno perdão dos pecados por meio da indulgência plenária.

Assim, em família, sob o olhar misericordioso da Mãe, se encerra manhã de romaria para os peregrinos de Sorocaba.

Que os corações sejam Portas Santas

À tarde segue a oração do Terço na Tenda e em seguida um momento mariano, com a coroação da Mãe Três Vezes Admirável. Danças, muita alegria e emoção compõem a vivência preparada para a Rainha de Maio.

A Santa Missa inicia às 15 horas, presidida por Pe. Washington Pascoal Ribeiro, assistente eclesiástico da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt na Arquidiocese de Sorocaba e pároco na Paroquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, da cidade de Porto Feliz/SP. Concelebram o Pe. Santo Cândido, de Tiete/SP, e Pe. Inácio Krieger, da Paróquia São Benedito, de Sorocaba/SP.

Na homilia, Pe. Washington expressa sua alegria com a missão de ser assistente eclesiástico, agradece a todos pelo dia especial que passam no Santuário e enfatiza que é uma graça para a Diocese de Sorocaba ter o Movimento Apostólico de Schoenstatt presente, por meio da Campanha da Mãe Peregrina, agradecendo o trabalho que os coordenadores e missionários realizam.

No final da celebração as comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Piedade/SP, e da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Votorantim/SP, tem a graça de acolher a imagem Peregrina Auxiliar da Mãe e Rainha que é enviada para seus locais.

A Sra. Carmen Vicentini Vitorino, de Piedade/SP, comenta: “Foi lindo, maravilhoso, a cidade está muito feliz! Foi uma bênção, as famílias ficaram muito entusiasmadas, principalmente com o envio da imagem paroquial”.

Com as bênçãos da MTA, os peregrinos são enviados para ser um sinal de misericórdia no mundo, transmitindo tudo que experimentaram na casa da Mãe, especialmente o abrigo, a transformação interior e o ardor apostólico.