Texto oficial do Memorando

30 de maio de 2015

Caminho do Movimento de Schoenstatt no início do segundo século da sua história

DSC01750

 Schoenstatt, 23 de maio de 2015

Schoenstatt em saída

Memorandum para o caminho do Movimento Internacional de Schoenstatt no início do segundo século da sua história

A convite da Presidência Internacional realizou-se de 18 a 23 de maio em Schoenstatt o Congresso Internacional de Pentecostes com cerca de 120 participantes provenientes de 25 países. A atmosfera do Congresso foi marcada pela alegria e gratidão pelo dom do grande Jubileu 2014. Como Família de Schoenstatt mundial, celebramos a nossa origem nos nossos países e, juntos, nos encontros centrais em Schoenstatt e Roma.

Renovamos o nosso sim à aliança de amor com Maria.

Experimentamos o Santuário Original como centro irradiante do nosso Movimento mundial e multicultural.

Vivenciamos Família internacional na unidade e na multiplicidade.

Uma tríplice missão nos envia aos novos tempos: “Escolhemos o caminho da santidade! Vivemos vínculos autênticos e sólidos! Fazemos uma opção missionária!“[1]

Schoenstatt em saída.

Na irrupção de graças do Jubileu, assim como nas dificuldades que acompanharam a sua preparação e realização reconhecemos à luz da fé na Providência o chamado de Deus e a tarefa. Começou uma nova época na nossa história. Repletos de espírito missionário, propomos a todas as pessoas, para além de todas as fronteiras – até às periferias da sociedade – a aliança de amor como caminho e esperança. Construímos assim uma abrangente cultura de aliança. O carisma profético do nosso Pai e Fundador impele-nos a uma nova fundação de Schoenstatt em meio às situações dos tempos de hoje.

Como Congresso, vemos tarefas e desafios centrais para este caminho comum ao futuro, como Movimento Internacional.

Diante disso, tomamos posição.

  • Schoenstatt para a Igreja. Servimos a renovação da Igreja.

– Apoiamos o Papa Francisco neste propósito.

– Favorecemos uma presença mais forte de Schoenstatt no centro da Igreja Universal, entre outras coisas através do Centro Internacional de Schoenstatt Belmonte.

– Buscamos a comunhão com outras comunidades, carismas espirituais e forças apostólicas da Igreja.

  • Vemos na pessoa e no carisma do Padre Kentenich um grande dom para a Igreja e para o mundo. Depende de nós, e da nossa criatividade, levar seu carisma a produzir frutos. Este empenho abrange o objetivo da canonização.
  • Queremos empenhar-nos para que o Santuário Original permaneça vivo como coração no organismo de todos os Santuários. Deve ser vivenciado cada vez mais como lugar de graças internacional.
  • Estamos convictos de que Schoenstatt tem um pronunciado carisma pedagógico. Vemos a necessidade de o estudar mais profundamente, de o inserir na discussão atual e de o aplicar em diversos âmbitos.
  • Durante o jubileu foram apresentados nas tendas da cultura de aliança projetos do mundo inteiro. São caminhos concretos para a configuração de uma cultura de aliança nos campos da juventude, família, pedagogia, igreja e sociedade. Queremos intensificar o desenvolvimento do intercâmbio, do trabalho em rede e da cooperação nestes campos.
  • Fazemos uma opção pela juventude. Ela concretiza-se no apoio e suporte consciente de nossas comunidades da juventude. Somos a favor de uma presença internacional da juventude junto ao Santuário Original. O dinamismo e ardor missionário da juventude são um impulso para toda a Família de Schoenstatt.
  • No campo do matrimônio e família refletem-se grandes confrontações dos nossos tempos. Empenhamo-nos pelo fortalecimento e renovação do matrimônio e da família.
  • Favorecemos um maior intercâmbio de vida e espírito de família no nosso Movimento Internacional. Para isso devem ser instituídas infraestruturas adequadas.

Passos concretos nesse sentido são:

a instituição de uma instância de coordenação internacional,

a realização regular de “Congressos de Pentecostes” que contribuam para a orientação comum  no nível internacional,

Congressos internacionais sobre diversos temas, formação de lideranças, etc.,

–  o diálogo sobre estruturas de financiamento e Fundraising.

  • Reconhecemos como tarefa urgente o desenvolvimento de um plano de comunicação, em especial de um projeto para a presença de Schoenstatt nos meios de comunicação.

Para isso é necessário:

instituir um escritório de imprensa internacional,

cooperação internacional no âmbito dos meios de comunicação,

uma presença oficial na internet.

Os abaixo assinados empenhar-se-ão na medida das suas possibilidades pela realização das tarefas mencionadas.

Deste memorandum não decorrem obrigações jurídicas.

Colocamos este memorandum, este plano para o futuro nas mãos de nossa Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt e confiamos no “Nada sem vós – nada sem nós”.

Tua aliança – nossa missão.

Schoenstatt, na Vigília de Pentecostes 2015

 (Assinatura dos 120 congressistas)

Clique para baixar em PDF

Fotos do momento das assinaturas

[1] Padre H. Walter, Palavras de envio para o novi início do Movimento de Schoenstatt, 18.10.2014.