Tabor em Páginas: 20 anos de formação e vinculação

20 de novembro de 2015

A nossa revista, a revista de Schoenstatt.

revista-tabor-em-paginasKaren Bueno/Ir. M. Nilza P. da Silva – A graça divina jorra no Movimento Apostólico de Schoenstatt. Há uma torrente de vida, iniciativas, novos acontecimento e um mar de graças que faz a Obra florescer na Igreja. A Revista Tabor em Páginas tem a tarefa de fazer com que o máximo dessa vida borbulhante chegue ao coração de milhares de pessoas em todo o Brasil. Há 20 anos, ela registra os fatos, cumprindo sua missão de “informar, formar, inspirar e vincular toda a Obra no Brasil, promovendo a Cultura da Aliança de Amor, por meio do carisma de Schoenstatt, num processo de qualidade e crescimento perene, com linguagem clara, atraente e profunda”.

Mas, isso não significa que a comunicação tem essa idade em Schoenstatt. Publicações periódicas já existiam há muito tempo, porém em 1995, Pe. Ottomar Schneider, na época diretor nacional, acolhe o anseio de todos e surge a revista de Schoenstatt no Brasil. A primeira edição, em agosto, é  ainda sem um nome determinado  e lança um concurso para o nome da nascente revista.

Regina Praxedes, Pirassununga/SP, lembra-se bem disso. Ela participava de um encontro de coordenadores, em Atibaia/SP, quando ficou sabendo da revista e logo assinou. “A revista não tinha nome ainda, foi feito um concurso para ver qual seria, até que ficou Tabor em Páginas. Eu sempre gostei, tinha muitas notícias e a gente ficava por dentro das novidades”.

tabor regina

A Sr. Regina guarda com carinho a primeira edição da revista

Nesses 20 anos, foram muitas páginas de histórias, imagens e artigos contando a vida da Obra para todo o Brasil Tabor. Regina guarda com carinho todas as edições da revista: “As primeiras versões eram pequenas, em outro formato. Hoje, a revista mudou, está bem melhor, o papel, o colorido e principalmente as reportagens que acho instrutivas. Eu guardo todas elas encadernadas, para mim são muito importantes”.

Além dessas mudanças, a dimensão das notícias também se ampliou com a acessibilidade da internet, o que é observado pelos leitores mais antigos: “Antes vinham mais notícias do Brasil, de matérias locais que as pessoas enviavam, o conteúdo era mais restrito. Agora, temos notícias do mundo, com assuntos gerais de outros países”, observa Regina Praxedes.

Uma revista que vai ao encontro

A Tabor em Páginas atravessa as fronteiras dos estados e chega a muitos cantos do país. Dulce Macedo Teles, de Monte Carmo/TO, está a mais de 700 quilômetros do Santuário mais próximo, que fica em Brasília/DF, mesmo assim se sente bem informada sobre a vida no Movimento: “Aprendo muitas coisas com a revista, fico informada. Mesmo não sendo mais coordenadora da Mãe Peregrina, me interesso pelas notícias do Movimento e tem textos com temas interessantes”.

Ela conta que costuma compartilhar os conteúdos que gosta: “Eu sempre passo a revista para as pessoas lerem, principalmente para a minha filha, que é coordenadora da Campanha em Porto Nacional/TO”. Para muitos, como é o caso de Dulce, o acesso à internet é ainda limitado e a Tabor em Páginas tem um papel essencial de informação sobre o Movimento.

tabor em paginas

Edição de julho de 1996

Assim, um dos grandes desafios da revista impressa neste tempo é fazer frente à cultura digital, diz a editora-chefe, Pauline Almeida. Para isso, o site da revista foi reformulado: “Essa mudança trouxe um site mais bonito, com um layout moderno e a facilidade da assinatura pela internet, inclusive com o pagamento por cartão de crédito”. Além disso: “Nossa principal ferramenta para divulgação da revista na internet é o Facebook. Schoenstatt tem sua força nos vínculos e o perfil nessa rede social foi a forma que encontramos de estreitar esse vínculo com o público, possibilitando uma comunicação ágil e dinâmica, que nos apoia no cotidiano, já que a revista é bimestral”, conta Pauline.

Rumo aos novos tempos

Segundo a editora-chefe, a Família de Schoenstatt um dos belos desafios é ampliar cada vez mais o público que recebe revista, principalmente toda a Campanha da Mãe Peregrina e o Terço dos Homens. “São milhares de pessoas em todo o Brasil, que levam o rosto da Mãe e Rainha com uma fé linda de se ver. Até às crianças estamos tentando chegar, lançando o encarte Tabor Kids. Se nossa revista é para a Família de Schoenstatt, nossas crianças não poderiam ficar de fora nesse novo centenário”.

Um convite

A Tabor em Páginas é uma revista feita por voluntários do Movimento, portanto aberta para todos que queiram ajudar. Eis o convite: “Quem quer nos ajudar é sempre bem vindo! Entre em contato conosco. (Veja o link abaixo) Não é preciso ser jornalista ou comunicador profissional. Basta ter vontade e disposição para contribuir”, diz a editora-chefe.

A Tabor em Páginas vincula a Família de Schoenstatt nacional há 20 anos. Como nos primórdios da fundação de Schoenstatt, é tempo de levar a Mãe e Rainha ao encontro de muitos, promovendo a cultura da Aliança: “A importância da comunicação e da divulgação de Schoenstatt já vem se mostrando ao longo dos anos. Porém, no centenário da Aliança de Amor, ficou muito claro que, se queremos transportar a cultura da Aliança para além dos muros do Santuário, a comunicação é imprescindível”.

Clique para conhecer mais a revista, seus valores de assinatura e tornar-se um assinante