Tabor da Liberdade abre o Ano da Misericórdia

24 de fevereiro de 2016

Santuário começa as atividades com novidades.

confinsPoliane Bôsco – Na manhã do domingo, 21 de fevereiro, a família do Santuário Tabor da Liberdade inicia as atividades do Ano da Misericórdia. Momentos de oração, palestra, trabalhos em grupo e novidades marcam a abertura do ano da Família de Schoenstatt em Confins/MG.

Após um café da manhã em família, os representantes da Campanha da Mãe Peregrina, Liga de Famílias, Liga das Mães e Juventude Feminina se reúnem com as Irmãs de Maria no Santuário para iniciar o encontro com um momento de oração.

Após a oração e uma reflexão sobre a importância da misericórdia e do Movimento Apostólico estar em constante saída, a Família do Tabor se reúne na Tenda. O Sr. Julio César de Carvalho, presidente do Conselho local, destaca a característica da Obra de Schoenstatt ser um Movimento em movimento, junto à Igreja, e, por isso, atender ao pedido do Papa e ir ao encontro do próximo. “Schoenstatt em saída para anunciar junto com a Igreja a palavra de Deus, através de Maria”, conclui antes de passar a palavra para Ir. M. Liliane Dias, assessora local do Santuário e dos ramos.

A Irmã explica que o lema do ano continua “Contigo Pai, Família em Aliança: santidade e missão”, mas com a proposta para o Ano da Misericórdia de que todos sejam Schoenstatt em saída. Ela recorda que Schoenstatt sempre foi um Movimento de saída, desde a sua fundação, quando os jovens seminaristas partiram para um campo de batalha, pouco tempo depois de selarem a primeira Aliança de Amor, e permaneceram fiéis a essa Aliança.

Outro aspecto relembrado é que o Movimento vive ainda as graças dos 50 anos da volta do Pe. Kentenich do exílio. E que esse retorno é marcado pelo anuncio da mensagem da nova imagem de Pai, de Filho e de Comunidade. Pe. Kentenich mostrava, há 50 anos – aponta a assessora –, que Deus é um Pai misericordioso e nós, seus filhos, somos miseráveis, porém dignos de misericórdia; também que na comunidade é que se vive na prática o amor misericordioso, por meio da unidade de corações e de destinos no Pai – um no outro, um para o outro e um com o outro.

Ir. M. Liliane afirma: “É admirável o atuar da Divina Providência em nossa história. Justamente no momento em que a Igreja decreta o Ano Extraordinário da Misericórdia, completamos os 50 anos dessa mensagem do Pai de Misericórdia apresentado pelo Fundador como fruto do seu exílio, isso deve ser entendido como uma comprovação e um chamado a ser um Movimento em saída”. Assim, todos os ramos são convocados a saírem, não apenas atraindo as pessoas para o Santuário mas, principalmente, levando o Santuário às pessoas.

Obras de Misericórdia

Após o almoço, por meio de um trabalho de grupo e de plenária, a Família Tabor da Liberdade se dedica à reflexão do tema: Obras de Misericórdia, sete obras espirituais e sete obras corporais que devem ser refletidas e vivenciadas durante o Ano Extraordinário da Misericórdia.

A Missa das 15 horas, presidida pelo Frei Roberto de Almeida Paz, é o ponto alto e marca o encerramento do Encontro da Família de Schoenstatt do Tabor da Liberdade. Nesse domingo todos são convidados, pelo evangelho, a recordar a importância e influência do Tabor em suas vidas, sendo um pequeno reflexo da Transfiguração do Senhor para o mundo, levando as glórias de Maria à humanidade.

Juventude de Confins

jufem

Uma grande alegria para a Família de Schoenstatt é a apresentação do novo grupo da Juventude Feminina. Pela primeira vez as 14 meninas participam de um encontro com a Família de Schoenstatt e ainda num momento tão importante para a vida do grupo: a conquista da camiseta que carrega o símbolo e o ideal do ramo, ser “Lírio do Pai, Tabor para o Mundo”. Ir. M. Liliane também aproveita para dividir com os presentes a alegria por um novo grupo das Apóstolas Luzentes de Maria que inicia em Confins.

Santuário em Missão

Pais, alunos e funcionários do Ceac Confins – Centro Educacional Semente de Vida –, também participam da Celebração Eucarística junto com a Família de Schoenstatt. Ao final da Missa as crianças recebem as bênçãos de Deus para o novo ano letivo. A creche é cuidada pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt e tem sede no centro de Confins, atendendo 30 crianças entre um ano e meio e três anos.

Novidades para o novo ano

arvore natureza

Ir. M. Lourdes é a nova superiora da filial

O Santuário Tabor da Liberdade conta agora com mais duas Irmãs de Maria que chegam para colaborar e somar forças à Ir. M. Madalena Scheneiders e Ir. M. Liliane Dias. No domingo, 14 de fevereiro, a Família de Schoenstatt recepciona Ir. M. Lourdes Fátima da Silva e Ir. M. Luciene Bolonhese durante a Santa Missa. Após os desejos de boas vindas e cumprimentos, Ir. M. Lourdes é convidada a plantar um Ipê no terreno do Santuário, costume que vem sendo adotado já há algum tempo e está virando tradição.

Ir. M. Lourdes será a superiora na filial das Irmãs de Maria e Ir. M. Madalena assume a responsabilidade pela administração do Santuário. Ir. M. Luciene coordena a Pastoral do Santuário e Liturgia e Ir. M. Liliane continua como assessora da Obra. Para acompanhar o início dessas atividades, participa a assistente provincial das Irmãs, Ir. M. Teresila Prates, que é muito querida pela Família do Tabor da Liberdade, pois atuou como assessora do Movimento nos primeiros anos desse Santuário.

Fotos

Mais fotos