Ser família: Começa o retiro da União Feminina

9 de janeiro de 2016

Duas consagrações marcam o encontro.

Uniao FemininaKaren Bueno – Neste sábado, 9 de janeiro, começa a semana anual de retiro da União Apostólica Feminina de Schoenstatt. O Santuário de Atibaia/SP recebe as 16 unionistas para o encontro que as vincula e forma preparando-as para o ano corrente. O período de formação segue até o dia 16 deste mês.

O tema do retiro em 2016 é “Mulheres que geram família no meio do mundo”. A dirigente Sandra Regina Féres explica: “Nós somos uma família, a família da União Feminina. Sabemos que hoje as famílias seguem por um caminho não estruturado, que tudo está difícil, então precisamos ter o cuidado, como unionistas, de ser modelo de família. Nós trabalhamos cada uma em sua cidade, em seu estado, em sua profissão e temos também que passar a importância da família para aqueles que estão em nosso convívio, porque ela é a base, é onde tudo começa”.

A cada dia será tratado um tema diferente nas vivências, alguns sobre a espiritualidade de Schoenstatt, como a vinculação ao Pai e Fundador, e também sobre as correntes da Igreja, como o Ano Santo da Misericórdia.

Tempo de festa

Um motivo de grande alegria para a comunidade da União Feminina neste ano é a consagração perpétua de duas vocações. A celebração realizada hoje marca o início do retiro e o empenho por novas unionistas: “É um presente muito grande para a comunidade. Por elas nós revivemos a nossa consagração perpétua. É um momento de entrega, quando damos o nosso sim, um momento muito importante para nós e para aquelas que virão, pois colocamos isso como uma oferta para as vocações que Deus está preparando para nossa comunidade”, afirma Sandra.

Para essa semana de formação e para a consagração perpétua a União Feminina recebe a visita especial de sua dirigente geral, Marianne Mertke, vinda da Alemanha para acompanhar o retiro.

Sinal do Espírito Santo

A União Apostólica Feminina de Schoenstatt é a primeira comunidade de mulheres criada na Obra de Schoenstatt. Suas vocações são mulheres católicas, solteiras, que vivem e atuam como leigas consagradas. O carisma implica a vivência da Aliança de Amor.

As unionistas não vivem juntas, cada uma mora em sua casa, sozinha ou com a família, mas sempre estão próximas umas das outras, com encontros mensais. Elas exercem diversas profissões e seguem os conselhos evangélicos de pobreza, obediência e castidade. Uma missão bem particular da comunidade, confiada pelo Pai e Fundador, é que sejam um sinal vivo do Espírito Santo para a Obra de Schoenstatt.

Quem deseja saber mais sobre a comunidade pode contatar:

Sandra Regina Féres – Dirigente da Região Brasil/Porto Rico
Av. São Paulo, 2021 – Bairro Carmo
CEP: 14801-060 – Araraquara/SP
Fone: (16) 3336-4221 / (16) 9712-3642
E-mail: sandra@progresso.org.br