Schoenstatt na Romaria Nacional da Juventude

13 de abril de 2016

“Com Maria, cheios de alegria e esperança, rumo ao tempo novíssimo”.

juventudeKaren Bueno – A Juventude Apostólica de Schoenstatt participa nesse final de semana, dias 9 e 10 de abril, da Romaria Nacional da Juventude, no Santuário de Aparecida/SP. O evento acontece pela primeira vez e integra a “Rota 300”, em celebração aos 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Cerca de 170 jovens da Juventude Masculina e da Juventude Feminina de Schoenstatt (Jumas e Jufem) participam dos dois dias de Romaria. A programação desse encontro é intensa, com vigília durante toda a madrugada, oração do Terço e adoração ao Santíssimo. Os jovens ainda têm a oportunidade de passar pela Porta Santa da Misericórdia na Basílica, acompanhar uma peregrinação ao som de um trio elétrico e participar da Missa com os bispos do Brasil.

Durante o dia é possível visitar as cinco tendas expostas, que apresentam a diversidade de expressões jovens da Igreja: Rota 300, Pastorais Juvenis, Novas Comunidades, Movimentos e Congregações. Ali acontecem as catequeses preparadas pelos bispos, debates e momentos de louvor e animação. Durante a noite há a apresentação de cantores católicos que abrem a vigília.

Somos Igreja

Lucas Galhardo é do Jumas de Caieiras/SP e atualmente representa os Movimentos Eclesiais na Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. Ele diz que a participação de Schoenstatt nessa romaria “é a presença do Movimento junto à Igreja do Brasil, em comunhão com todos os outros carismas que a compõe. É estar aberto para viver em unidade. É protagonismo”.

Sobre a Romaria Nacional, ele avalia: “Foi muito positiva. Contamos com a presença de diversas expressões da nossa Igreja, vindas de vários lugares do país. Além disso, um dos objetivos dessa Romaria acontecer durante a 54ª Assembleia Geral dos Bispos é justamente de aproximar mais a juventude dos bispos do Brasil, o que foi muito positivo. Outro fato positivo foi a organização das tendas, representando as expressões juvenis, isso proporcionou à juventude interagir com sua própria expressão e também conhecer e interagir com as outras expressões da Igreja”.

Schoenstatt em saída

Para Nicolau Lawand, do Jumas de São Paulo/SP, o encontro em Aparecida é uma possibilidade de integração: “Além de ser um momento de evangelização, foi uma oportunidade de sermos Schoenstatt em saída e mostrarmos o carisma do nosso Movimento. Schoenstatt marcou sua presença principalmente na Tenda dos Movimentos, onde tivemos a oportunidade de cantar músicas da Obra e expor nossas experiências missionárias”. Ele conta: “Um dos momentos que mais me marcou foi a vigília que com a juventude católica do Brasil, tivemos vivências e rezamos o Santo Terço em unidade”.

Maiara Oliveira, da Jufem de Mairiporã/SP, compartilha suas impressões: “Adorei o encontro, a alegria de compartilhar essa experiência como Juventude Apostólica de Schoenstatt e também como juventude católica brasileira, com todos os grupos e seus diversos carismas. É um presente ver tantos jovens schoenstattianos e como se destacavam por sua singeleza, pureza e missão. Embora tivesse muito em comum com os demais grupos, havia algo que era só nosso, um destaque. Gostei muito da vigília, a oração, principalmente o Terço que tivemos à noite, foi muito profundo”.

Segundo Gustavo Ceccon Guimarães, do Jumas de Campinas/SP, a Romaria é uma forte vivência de fé: “Os dois dias do encontro, junto ao Santuário Nacional, foram marcados pela forte experiência de Igreja: os diferentes carismas e expressões se uniram em torno ao ardor missionário de Cristo e de nossa Mãe, Maria. Todas essas vivências confirmam que Schoenstatt caminha junto à Igreja, afinal, somos Igreja! A consciência de missão é peça chave que impulsiona toda a juventude e que também nos motiva como schoenstattianos. Queremos, como Juventude de Schoenstatt, caminhar com Cristo e com a Igreja, para sermos seus verdadeiros discípulos e missionários”.

Para Lucas Galhardo, a participação de Schoenstatt foi muito positiva. “Para mim foi uma grande alegria ver o Movimento muito bem representado. Foram três ônibus com a Juventude de Schoenstatt, fizeram camisetas para essa Romaria, levaram bandeiras, marcaram presença nas tendas e nas outras atividades, enfim, protagonizaram! É muito bom saber que podemos sempre contar com a Juventude do nosso Movimento”.

Clique para visualizar os álbuns:

Romaria da Juventude | Dia 09

Romaria da Juventude | Dia 10