Schoenstatt em saída… quem vai junto?

2 de novembro de 2015

Congresso de Outubro no Paraná.

congressoEdso e Luciana Mocelin – Schoenstatt em saída! E não vamos sozinhos! Vamos em família! Mais uma vez, à sombra do Santuário Tabor Esmagadora da Serpente, a Família de Schoenstatt do Regional Paraná se reune para o Congresso de Outubro. De 23 a 25 de outubro, mais de dez cidades são representadas por quase 150 pessoas. Este é o número físico. Mas, reunidos espiritualmente, o número é bem maior. Cada pessoa representa, também, sua cidade, seu ramo ou comunidade, seu grupo, sua família!

O Congresso de Outubro, que está completando 70 anos de existência – o 1º aconteceu em Schoenstatt, em 1945 – possibilita um reabastecimento das forças apostólicas, rezar, pensar e planejar juntos, traçar metas, partilhar, confraternizar, ouvir o que o Espírito Santo quer falar, deixar-se enviar…

As cidades do Regional apresentam seus frutos pós Jubileu em 2014 e mostram como a Aliança de Amor está impulsionando seus apostolados. Muita vida, vida em abundância! Para percorrermos este caminho que nos impulsiona ir ao encontro das pessoas e apresentar nossas riquezas, precisamos estar em sintonia com a Igreja que está às portas do Ano da Misericórdia. Pe. Ottomar Schneider coloca sábias palavras e mostra que a misericórdia é o caminho da santidade da vida diária e do cumprimento da missão no Movimento de Schoenstatt.

Um painel de debates possibilita uma rica partilha de como quatro casais vivem a Aliança de Amor e se deixam guiar pela espiritualidade de Schoenstatt: no namoro e durante o período de noivado; na preparação de casais para o Sacramento do Matrimônio; no trabalho com a Academia de Famílias; no lar e na educação dos filhos.

As oficinas de trabalho abordam quatro temas importantes que proporcionam fecunda troca de experiências: casais da Obra das Famílias apresentam o ramo e comunidades que a compõem (Liga, União e Instituto) como resposta às famílias nos dias de hoje, destacando o Santuário-Lar como uma grande ferramenta para dar mais sabor à vida familiar; outra oficina apresenta os frutos do Exílio do Pai e Fundador em Milwaukee/EUA; como tirar proveito das fraquezas, colocando a santificação a serviço da missão, é outro tema e, ainda, o perigo da Ideologia de Gênero e como é possível responder aos ataques que a família vem sofrendo foi o tema da oficina Luzes e Sombras.

A Aliança de Amor como caminho e esperança

“Começou uma nova época na nossa história. Repletos de espírito missionário, propomos a todas as pessoas, para além de todas as fronteiras – até às periferias da sociedade – a Aliança de Amor como caminho e esperança. Construímos assim uma abrangente cultura de aliança. O carisma profético do nosso Pai e Fundador impele-nos a uma nova fundação de Schoenstatt em meio às situações dos tempos de hoje”. Este é um trecho do Memorando do Congresso de Pentecostes. Munidos do texto completo, os participantes do Congresso de Outubro, conduzidos pelo Pe. Ivan Simicic, destacam o que mais lhes chama a atenção e sugerem os campos de atuação da Família no Regional em 2016.
Na Missa de encerramento, todos se deixam enviar pela MTA no Santuário Tabor Esmagadora da Serpente, suplicando: “Dá-nos, ir com alegria, ao encontro dos povos, lutar como testemunhas da Redenção e conduzi-los jubilosamente à Trindade” (RC 12).

São dias de graças e frutos especiais para uma Família que quer aprofundar os aspectos que a define como uma Família em Aliança e levar Schoenstatt a muitas pessoas, proporcionando a todos a mesma alegria que nós vivenciamos ao termos um caminho tão seguro, firme, acolhedor e que atinge o que buscamos para nossa vida pessoal, matrimonial, familiar e profissional. Schoenstatt é uma resposta concreta a este anseio de correspondermos ao plano que Deus tem para cada um nós, na vocação que abraçamos.

E o que precisamos fazer? Deixar espaço para as graças, que jorram dos Santuários, atuarem em nós e sairmos ao encontro das pessoas, oferecermos a espiritualidade de Schoenstatt, fortalecermos os vínculos, amarmo-nos como irmãos e testemunharmos alegria e santidade. Isto é Schoenstatt em saída!!! Contigo Pai, Família em Aliança, Santidade e Missão”.