Schoenstatt em saída, portas da misericórdia!

4 de agosto de 2016

Missão Jovem Tabor 2016.

missoesNatalia Madeira – “Schoenstatt em saída, portas da misericórdia”. Esse foi o lema que impulsionou 93 missionários da Juventude Apostólica de Schoenstatt a renunciarem a uma semana de férias, do trabalho e das preocupações do mundo para se dedicar inteiramente a levar um pouco da palavra de Deus, do seu amor e sua misericórdia às pessoas de Bragança Paulista/SP.

A Missão Jovem Tabor 2016 aconteceu de 16 a 23 de julho, nos bairros Águas Claras, Vem Viver e Enedina Cortez. Os jovens se dividiram em três comunidades missionárias e se vincularam a duas capelas pertencentes à Paróquia São Benedito, de Bragança Paulista, a Capela Santa Clara e a Capela Nossa Senhora das Graças, sendo que esse trabalho missionário contribuiu para aumentar a participação nessas comunidades e na formação de um grupo de jovens.

missoes bragança 2

Mais de 1300 casas receberam a visita dos missionários que conversavam, rezavam e trocavam suas experiências do amor e da misericórdia de Deus com os moradores. Todos os dias também aconteciam oficinas para crianças, jovens e adultos, oração do terço e missa. Todas essas atividades geraram grandes experiências do amor e da misericórdia de Deus na vida das pessoas que nos marcam pelos de bonitos testemunhos de fé e de conversão.

Este Ano Santo da Misericórdia é um convite a mergulhar no amor de Deus de forma mais profunda e também a levá-lo aos demais. Por isso, o lema usa as palavras “portas da misericórdia”, no plural, pois cada um é convidado a ser essa porta de entrada para experimentar o infinito amor de Deus, mas também é chamado a ser uma porta aberta, de onde possa fluir a misericórdia que vai ao encontro do próximo. É necessário estar em saída!

E foi exatamente essa porta aberta ao amor de Deus que chega e que vai ao encontro do próximo que marcou Maiara Oliveira, da Juventude Feminina de Schoenstatt de Mairiporã/SP, que participou pela segunda vez das Missões: “Misericórdia! Essa é a mais pura definição das Missões Jovem Tabor de 2016! Sob a certeza de que cada missão é única, fui surpreendida com uma missão tão especial quanto a minha primeira, em 2015. Num momento onde a maioria estava tão cansada, somente as graças da MTA para fazer as grandes obras acontecerem, sacrifício sobre sacrifício, renúncias, entregas, para ser a ‘porta de misericórdia’ às pessoas, mas principalmente, o que mais me marcou, foi recebê-la! O amor misericordioso de Cristo para comigo! Que aquele que se entrega por Cristo, jamais perecerá! Vi e vivi de maneira muito concreta a misericórdia de Deus nesses dias de missões”.

missoes bragança

E as missões geram vida por onde passam. Thércio Menezes, da Juventude Masculina de Schoenstatt de Brasília/DF, nos conta um pouco sobre como foi viver isso em sua primeira missão: “Viver as missões, primeiramente como pessoa, foi aprender a doar-me apostolicamente, assim como Jesus nos ensinou. Como parte do Jumas, foi sentir-me ainda mais parte da Geração Missionária. Ter a oportunidade de viajar de Brasília para participar das missões foi uma graça enorme, mas o porquê de fazê-lo é principalmente para trazer para casa ainda mais fogo que devemos repartir com a Família de Schoenstatt Tabor da Esperança, essa Família que contará com a graça de missionar no planalto central em outubro deste ano”.

Depois dessa intensa semana de missão, espiritualidade elevada e belas experiências com Cristo, a comunidade missionária volta para casa com um ardor ainda maior para ser Schoenstatt em Saída no dia-a-dia, servindo de Portas da Misericórdia para todas as pessoas com quem convivem.