Schoenstatt é missão

16 de janeiro de 2015

O Movimento se coloca em saída.

raio-de-sol

Alunos do Centro de Educação Infantil Raio de Sol, cuidado pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt em Atibaia/SP

Karen Bueno – O espírito missionário dos schoenstattianos, incentivado pelo Papa Francisco durante a audiência, se concretiza por meio de diversos projetos apostólicos da Obra de Schoenstatt no mundo todo. Ainda há muito a se fazer, é preciso intensificar as ações missionárias, como aponta o lema deste ano no Brasil: Contigo Pai, Família em Aliança: santidade e missão. Contudo, grandes passos já foram dados para promover a Cultura da Aliança.

A exposição que ocorreu em Schoenstatt nos dias jubilares do centenário, nas Tendas da Aliança, mostram os avanços do Movimento Apostólico na intenção de formar um mundo melhor, moldando homens novos. Projetos bastante criativos mostram a atuação dos schoenstattianos em cinco áreas estratégicas: Família, Juventude, Pedagogia, Igreja e Sociedade.

Iniciativas de vários países foram apresentadas nas Tendas, muitas do Brasil inclusive. Conheça uma pequena parcela de todos esses projetos que transformam o mundo, das Tendas de Família, Pedagogia e Sociedade:

FAMÍLIAfamílias

80 projetos de 18 países foram expostos na Tenda da Aliança Família. Há na Obra de Schoenstatt diversas iniciativas no sentido de fortalecer o vínculo entre marido e mulher e entre pais e filhos. Também projetos que acompanham noivos, casais em segunda união e viúvos. As questões de bioética são contempladas à luz da fé pelos schoenstattianos. Veja alguns exemplos:

Cafeteria para o diálogo
Todos os meses, após a Santa Missa, alguns centros de Schoenstatt na Polônia oferecem aos casais a oportunidade de tomar um café a sós e conversar sobre o casamento. A eles é dada uma breve introdução ao tema para diálogo naquele dia e há também conselheiros para atender as famílias que necessitam. O ambiente é preparado com velas, chá, café, doces, música romântica e documentos contendo propostas para a semana do casal. As crianças participam de atividades à parte, cuidadas pelos voluntários de Schoenstatt.

Final de semana Pai e Filho
Um fim de semana especialmente preparado para os pais ficarem com seus filhos adolescentes acontece anualmente na Alemanha e na República Tcheca. Entre eles há competições de escalada, canoagem, escultura, etc. A intenção é fortalecer o vínculo entre ambos e criar uma atmosfera de abertura e troca de experiências. Um sacerdote acompanha o encontro com palestras e orientação espiritual.

Caminho Matrimonial
Alguns países oferecem um “Caminho Matrimonial”. De maneira geral, o projeto funciona como que uma Via-Sacra. Ao longo de um trecho são colocados totens com temas para o casal conversar entre si. Na Alemanha, por exemplo, há dez tópicos para discussão num percurso de 1 Km entre a natureza: Deter-se, viver, equilibrar-se, ser um só, começar, olhar atrás, ser meu, complementar-se, aceitar, falar e ser livre.

Pastoral da Esperança
Alguns projetos do Movimento buscam apoiar casais de segunda união, caso da Pastoral da Esperança, iniciativa do Paraguai. Schoenstatt quer mostrar que as pessoas divorciadas são tão filhas de Deus como o eram antes do rompimento. Os voluntários acompanham com amor e esperança aqueles que têm sofrido o impacto de uma separação definitiva e tomaram a difícil decisão de fundar um novo lar.

PEDAGOGIApedagogia

Cerca de 60 projetos foram apresentados na Tenda da Aliança Pedagogia. Todos eles têm como base os cinco elementos da Pedagogia schoenstattiana: ideal, confiança, Aliança, vinculação e movimento. Neste espaço os temas relacionados à formação humana foram divididos em algumas áreas: colégios, centros pedagógicos, juventude e pedagogia, formação de adultos, pedagogia social, economia e educação. Conheça alguns exemplos:

Editora Nueva Patris
Uma editora schoenstattiana no Chile. A Nueva Patris foi fundada em 1982 e já publicou mais de 300 livros. Ela pertence aos Padres de Schoenstatt e é dirigida por um grupo de leigos e sacerdotes. Através de suas publicações a pedagogia de Schoenstatt é difundida ao mundo todo, seja por livros tradicionais ou por e-books.

Retiro de Mestres
No Paraguai, os membros da Obra de Schoenstatt organizam um retiro anual para professores de todas as regiões do país, onde ensinam alguns pontos da Pedagogia Kentenichiana.

Maria Ajuda
Fundada em 1983, a fundação Maria Ajuda acolhe 1.700 crianças de nove regiões do Chile, além de Espanha, Burundi e Peru. Maria Ajuda é uma instituição beneficente dedicada a reparar e prevenir o maltrato infantil no Chile, contando com 21 programas sociais. Os valores que promovem a fundação são: espírito de família, compromisso e eficiência pessoal, confiança na Providência de Deus, serviço, respeito e cuidado pela vida do outro e solidariedade.

Congresso de Empresários
Na Costa Rica há um congresso dirigido a empresários de pequenas, médias e grandes empresas e executivos schoenstattianos que queiram promover a pedagogia e espiritualidade do Pe. José Kentenich na gestão empresarial.

SOCIEDADEsociedade

Muitas ações beneficentes são apresentadas nesta Tenda, mostrando a preocupação da Família de Schoenstatt com os mais necessitados. Também aparecem ações no sentido de renovar a sociedade, criando homens novos, interiormente livres. Conheça alguns exemplos:

Dá-lhe tua mão
Na Argentina, o projeto “Dá-lhe tua mão” é uma associação civil que promove a educação entre os indígenas através de um sistema de bolsas que lhes permite cursar o ensino secundário. A população indígena na Argentina sobrevive exclusivamente à base de planos sociais; muitos vivem em estado de desnutrição desde a mais tenra idade.

Fundação Arco-Íris
O principal desafio da Fundação Arco-Íris é responder às necessidades básicas das crianças e jovens órfãos, cujos pais estão presos ou que vivem nas ruas de La Paz, na Bolívia. Mais de 5.000 meninos e meninas são assistidos com alimentação, saúde, roupas, educação, capacitação técnica, etc., além de todo carinho e apoio emocional.

Escola da Fé
A Escola da Fé é um projeto da Família de Schoenstatt de Burundi, e tem como objetivo a formação de líderes que compartilham sua fé e lutam pela renovação da sociedade no país. É essencial a formação de líderes cristãos num continente dividido e abalado por diferentes problemas, sobretudo em relação à superação da pobreza.

Kentenich Tuition Centre
O Centro de Ensino Kentenich é um projeto de serviço social na Índia. Aos meninos pobres do país são dadas aulas durante a noite. O serviço é prestado pela Comunidade dos Padres de Schoenstatt em Tamil Nadu, um estado do sul da Índia.

As Tendas da Aliança foram um espaço de inspiração, criatividade e troca de experiências, de onde provavelmente surgirão ricos frutos. Para conhecer melhor esses e muitos outros projetos clique neste link.