Schoenstatt Brasil: Começa a peregrinação rumo a JMJ

18 de julho de 2016

Eles nos representam nesse grande evento.

jmj madri juventudeKaren Bueno – São poucos, mas muito entusiasmados os brasileiros do Movimento Apostólico de Schoenstatt que participam da Jornada Mundial da Juventude 2016, em Cracóvia/Polônia. Começa neste dia da Aliança de Amor, 18 de julho, a peregrinação rumo a JMJ que sai de Madri/Espanha, à qual estão reunidos dois brasileiros – eles se integraram à delegação portuguesa e espanhola para participar do grande evento.

Nicolau Lawand, de São Paulo/SP, e José Guilherme Mafra, de Londrina/PR – ambos da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) – se juntaram ao grupo de 160 membros, mais ou menos, do Jumas de vários países de língua espanhola e portuguesa que parte agora para a JMJ.

O roteiro

jumas jmj

José Guilherme e Nicolau são os brasileiros da delegação

O grupo sai do Santuário Serrano, em Madri/Espanha, nesta tarde. Eles seguirão de ônibus até Cracóvia, mas farão algumas paradas no percurso. No dia 19 chegam a Lyon/França, para conhecer a cidade. Um momento muito especial é a chegada em Schoenstatt/Alemanha, no dia 20. Eles ficam ali até o dia 24 de julho e visitam, além do Santuário Original, vários locais históricos do Movimento. Nessa ocasião, todos os jovens schoenstattianos que irão para a JMJ, de vários países, se reunirão para um encontro internacional da Juventude Apostólica de Schoenstatt – Juventudes Feminina e Masculina. É a ocasião de renovar o fogo do ardor pela missão junto à origem e mais uma vez se comprometer com o carisma e missão do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich.

No dia 24 todos saem de Schoenstatt e partem para Praga/República Checa, para visitar a cidade. No dia 26 chegam, enfim, à Polônia, em Cracóvia. Nos primeiros dias conhecerão o campo de concentração de Auschwitz, também o Santuário Nacional Mariano Jasna Góra, em Częstochowa, e a cidade de Wadowice, onde nasceu São João Paulo II, conhecendo de perto a história do Papa. Depois de toda essa trajetória, retornarão a Cracóvia para a JMJ com o Papa – com destaque para a abertura do evento, a Via Sacra, a vigília e a Missa final. Na volta ainda passam por Milão/Itália, antes de retornar a Madri.

Mais um brasileiro

Além dos dois jovens brasileiros que integram a delegação espanhola e portuguesa, outro membro do Jumas também participa da JMJ. Lucas Galhardo, de Caieiras/SP, representa os Movimentos Juvenis da Igreja na Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB. Ele acompanha a delegação oficial da Comissão na Jornada, com algumas tarefas específicas, por isso não acompanha o grupo de Schoenstatt.

Vamos rezar por todos eles?

Todos que já participaram de uma Jornada Mundial da Juventude sabem os sacrifícios e dificuldades que esse grande evento exige. Apesar de ser uma experiência incomparável, requer grande disponibilidade e espirito sacrifical. Por isso, vamos oferecer um Terço pela JMJ? A Família de Schoenstatt do Rio de Janeiro/RJ te convida a rezar um Terço pela Jornada. Para isso, basta rezar e preencher o formulário online: Clique para participar.

Fotos e informações: Nicolau Lawand