Santuário de Schoenstatt no Salão Paranaense de Turismo

1 de abril de 2016

O Mundo precisa saber: “No Santuário é bom estar!”

rota do rosarioKaren Bueno – Membros da Família de Schoenstatt de Jacarezinho/PR participam do 22º Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba/PR, representando o seu Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil. Esse Santuário integra a ‘Rota do Rosário’, um roteiro religioso de turismo que reúne igrejas e santuário no norte do Paraná. No evento, que acontece de 10 a 12 de março, participam representantes das regiões turísticas do estado para integração e divulgação dos pontos principais de visitação pública no Paraná.

A Mostra das Regiões Turísticas acontece paralelamente ao 22° Salão de Turismo, promovido pela Associação Brasileira de Agentes de Viagem do Paraná, destinado aos profissionais do setor, com objetivo de fortalecer a área, capacitar profissionais e promover parcerias e contatos.

A Rota do Rosário é uma novidade bem recebida no Salão, com a repercussão positiva e muitos interessados – tanto do Paraná como de outros estados, e também de Portugal – para visitar o roteiro religioso. Ir. M. Inêz Donati conta que com essa feira já se realizam alguns agendamentos de peregrinações ao Santuário e pedidos de outras regiões do estado para integrar a Rota.

mta

“Conseguimos levar diversos materiais do Santuário de Jacarezinho e de Curitiba; folhetos do Ano Santo da Misericórdia, cartas do nosso Pai e Fundador, da Ir. M. Emílie, novenas e santinhos com a imagem da MTA com orações e endereços dos Santuários”, compartilha.

A Rota do Rosário

Com a inauguração do Santuário de Schoenstatt de Jacarezinho, Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, surge a chamada “Rota do Rosário”, a pedido do Bispo Diocesano, Dom Fernando Penteado.

É um roteiro de peregrinação desenvolvido pela Diocese de Jacarezinho, cujo objetivo principal “é a evangelização e a integração dos diversos carismas, investindo na melhoria dos locais para que os romeiros sejam bem atendidos em todos os sentidos, reforçando o caminho da fé”, explica Ir. M. Inêz.

Segundo o site da Rota (clique para visitar), a iniciativa é um projeto de desenvolvimento regional, fundamentado no turismo religioso e sustentável. Visa estimular o turista a permanecer mais tempo na região, visitando as cidades vizinhas e auxiliando o desenvolvimento dos municípios, com geração de emprego e renda. Para o Santuário de Schoenstatt, entre outros benefícios, essa parceria atrai vários peregrinos e auxilia na infraestrutura. Por exemplo, com o apoio do projeto, em 2015 a estrada que leva ao Santuário foi pavimentada, houve a implementação da rede de esgoto e da sinalização de acesso pelo caminho.

A Rota do Rosário reúne atualmente nove santuários, de sete cidades da Diocese e tem um forte caráter missionário de evangelização por meio do turismo. “Nós temos reuniões regulares junto com o Bispo, Dom Antônio Braz Benevente, e a gente cuida muito dessa rota, para que não seja somente de turismo, mas principalmente de evangelização”, explica Ir. M. Jacinta Donati.