Santuário de Schoenstatt aprovado como Arquidiocesano

28 de agosto de 2015

Um presente para todo o Movimento no Brasil.

rio de janeiroKaren Bueno – O Santuário Tabor Redenção da Família, do Rio de Janeiro/RJ, a partir de um decreto aprovado pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta, passa a ser Santuário Arquidiocesano da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Para todos que o visitam e para a Família de Schoenstatt, a casa da MTA já era um lugar especial, um Santuário de graças, e agora com o decreto da Arquidiocese, essa certeza ganha um valor ainda maior com o reconhecimento da Igreja local.

“Podemos dizer que o povo carioca acolhe com o coração cheio de gratidão e imensa alegria esta notícia; com ela todos renovam o ardor pela missão. Este é um grande presente que recebemos neste ano especial do segundo século de Schoenstatt, ano do Pai segundo nosso lema, ocasião em que a Igreja realiza o Sínodo das famílias, uma vez que a missão deste Santuário – Tabor Redenção da Família – é justamente voltada para elas”, afirma Ir. M. Agnes Marqueto, assessora do Movimento no Rio de Janeiro.

Também no documento, o Cardeal Arquidiocesano comunica que será nomeado um capelão para cuidar da vida pastoral do Santuário, um sacerdote que ficará responsável pelas Missas, sacramentos e atendimento aos que ali acorrem.

Segundo o Código de Direito Canônico (cân 1230), “pelo nome de santuário entende-se a igreja ou outro lugar sagrado aonde os fiéis, por motivo de piedade, em grande número acorrem em peregrinação, com a aprovação do Ordinário do lugar”. Além disso, “nos santuários ponham-se à disposição dos fiéis meios de salvação mais abundantes, com o anúncio cuidadoso da palavra de Deus, o fomento da vida litúrgica, principalmente por meio da celebração da Eucaristia e da penitência, e ainda com o cultivo de formas aprovadas de piedade popular (cân 1234)”. Esses pontos do Código foram essenciais para a decisão de Dom Orani, já que o Santuário de Schoenstatt apresenta todos eles.

Os estatutos e o pedido oficial junto à Arquidiocese do Rio de Janeiro foram feitos pela Central Nacional de Assessores do Movimento Apostólico de Schoenstatt e pela Presidência Nacional da Obra de Schoenstatt no Brasil.

Um convite para você

Para comemorar esse presente especial, a Família de Schoenstatt do Rio de Janeiro/RJ organiza um dia de festa. No sábado, 19 de setembro, será celebrada a solenidade da criação oficial do Santuário Arquidiocesano da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Às 16h Dom Orani preside a Santa Missa Solene e durante todo o dia haverá uma programação diferenciada. Participe desse momento importante para todo o Movimento no Brasil. Clique para ver a programação completa.

Clique e veja:

Aprovação dos Estatutos I

Aprovação dos Estatutos II

Justificativas de aprovação

 

  • Vera Lucia Pires Lages

    Parabéns pelo belo local de orações para Nossa Mãe! Lindíssimo !

  • Francisco Lemes

    Que presente para nossa Mãe que reluz em sua coroa.