Santuário de Guarapuava celebra seus 25 anos

15 de novembro de 2015

“Vem e segue-me”

logo-guarapuava

Karen Bueno – O Santuário de Guarapuava/PR, Tabor das Vocações, celebra seus 25 anos de fundação no próximo dia 18 de novembro e a festa é neste domingo, dia 15. Desde o começo do ano, a cada dia 18, uma parte do Santuário é reconquistada como presente jubilar para a Mãe e Rainha, assim, hoje a Mãe recebe tudo renovado, inclusive os corações de todos os filhos de Schoenstatt.

Dentre tantos presentes, outras duas conquistas deste ano são a oração e o hino do Santuário, criados especialmente como presente jubilar: clique para ouvir e rezar junto.

A programação deste domingo inicia de manhã com uma caminhada vocacional, saindo da Catedral em peregrinação ao Santuário, por cerca de dez quilômetros. Durante o percurso serão compartilhados testemunhos e a oração do Terço, com paradas em algumas casas. A Santa Missa, às 10 horas, é o marco deste dia jubilar, na qual o quadro da Mãe Três Vezes Admirável sairá do Santuário e será entronizado novamente.

A preparação para a festa aconteceu por meio de um tríduo, refletindo no primeiro dia sobre a vocação para Schoenstatt, especialmente Schoenstatt em saída, no segundo dia pela vocação para a família e no terceiro pelas vocações religiosas e consagradas.

A festa inclui o tradicional churrasco dessa região do Paraná e uma tarde festiva com prêmios.

Um Tabor para as vocações

 

Ir. M. Shaiane Machado explica que a missão do Santuário está em prol de todas as vocações, não apenas sacerdotais e religiosas, mas de todas elas, “sejam leigas, familiares, religiosas – a vocação para a Igreja”.

“Eu posso ver na minha vida a missão do Santuário”, ela conta. Ir. M. Shaiane é natural de Guarapuava/PR, um fruto do Tabor das Vocações: “Boa parte desses 25 anos eu estive no Santuário, então é uma grande alegria poder voltar para a ‘minha casa’. Mas também uma grande alegria de saber que posso contribuir com a Mãe de Deus por minha vocação, que ela pode atuar em mim de uma forma muito clara”.

Para colaborar com a Mãe de Deus em sua missão de Educadora das vocações, alguns membros da Família de Schoenstatt estão inseridos no SAV (Serviço de Animação Vocacional) da Diocese, auxiliando no despertar de novas vocações na Igreja local. Também são promovidas várias atividades junto com o SAV no Santuário: missas vocacionais, atividades, encontros de religiosos e consagrados. Além disso, “a Família de Schoenstatt, como sabe que essa é a missão do Santuário, sempre tem nas orações essa intenção”, diz Ir. M. Shaiane.

Ela ressalta: “Eu venho para cá trazendo também a intenção pelas vocações, especialmente pela juventude, para que cada jovem possa descobrir a missão para a qual Deus lhe chama e que se torne realmente feliz vocacionalmente”.

Hoje a Família de Schoenstatt pode repetir as palavras do Pai e Fundador no Segundo Documento de Fundação: “Considerando os 25 anos passados, podemos repetir com grande ternura as palavras do salmista: ‘Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor!’. Tudo o que de grande e precioso recebemos neste lugar sagrado no decorrer dos anos está diretamente enlaçado com a Mãe, Soberana e Rainha de Schoenstatt! Ela é realmente a dádiva que a sabedoria, bondade e onipotência de Deus, em 18 de outubro de 1914, presenteou de modo particular à nossa Família e por ela presenteou-a novamente ao mundo”.