Romaria da Primavera e festa da Aliança em Maringá

28 de outubro de 2015

“O dia que o Senhor fez para nós”.

maringa caminhadaTherezinha Modanese Boldori/Karen Bueno – Mais uma vez a Família de Schoenstatt de Maringá/PR revive momentos de muita espiritualidade e fé. No último dia 18 de outubro de 2015, membros do Movimento Apostólico de Schoenstatt, peregrinos e vários coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina de toda a Arquidiocese se reúnem para celebrar o dia da Aliança. Mais de 2.000 pessoas participam da solenidade no terreno do futuro Santuário da Mãe e Rainha em Maringá.

Neste ano destaca-se o empenho e dedicação dos missionários da Campanha, que não mediram esforços em sua missão na evangelização das famílias que lhe são confiadas, renovando com elas o brilho da Coroa ofertada à querida Mãe e Rainha, com muito amor. Casais do Instituto Secular de Famílias de Schoenstatt, que assessoram o Movimento em Maringá, acompanham a celebração.

A solenidade reveste-se de muito respeito e participação, uma vivência com clara demonstração de recolhimento e atenção na Romaria da Primavera, aonde todos experimentam o grande amor de Deus e de Maria. Durante a procissão as famílias levam consigo um andor com a Imagem Peregrina Auxiliar da Arquidiocese, recordando a vida do Diác. João Luiz Pozzobon. Todos participam também do Terço, com os mistérios da Ressurreição encenados – a emoção é visível nos olhares e expressões.

Um momento importante desse dia é a celebração da Aliança de Amor de cinco jovens da Juventude Masculina de Schoenstatt – Bruno Fernando Simão, Antônio Roberto dos Santos, Pedro Henrique Ribeiro de Araújo, Eduardo Leriano Malentaqui e Vitor Dias Mariano. A Santa Missa de consagração é presidida por Pe. Afonso Wosny, assessor do Jumas no regional Paraná.

Para os peregrinos de vários locais, o momento mais importante, ocasião especial de gratidão, é a Santa Missa. Pe. Darcy Maximino de Oliveira, assistente eclesiástico da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt na Arquidiocese de Maringá preside a celebração. Cada ramo oferece suas conquistas nesse dia da Aliança, renova seu amor e compromisso com a Obra de Schoenstatt.

Na homilia, Pe. Darcy nomeia as graças do ano jubilar da Campanha e menciona a Romaria da Primavera como romaria de gratidão, de ação de graças, assim como realizava o Sr. João Pozzobon.

Pe. Darcy recorda: “Hoje é o dia mundial das Missões! Igreja em saída! Igreja missionária! Este é o desejo do Santo Padre e nós procuramos corresponder ao seu apelo; com esse mesmo ardor queremos dar continuidade”. Ele convoca: “Temos que acender em nossos corações o fogo do amor que acendeu o coração do Pe. José Kentenich e dos primeiros herois. Aqui é o nosso lugar! Aqui é Schoenstatt! Aqui é o futuro Santuário da Mãe e Rainha! Aqui estamos em seu abrigo seguro. Na alegria de fazermos parte desta história abençoada e de continuarmos a escrevê-la pela cultura da Aliança de Amor, na certeza de sermos herdeiros de um grande passado, portadores de um grande presente e construtores de mais um século da Aliança de Amor com Maria. Para isso o Espírito Santo nos inspira o lema para este ano: Contigo Pai, Família em Aliança: santidade e missão!”.

A solene coroação é aguarda com ansiedade pelos missionários e famílias da Campanha. No final da Missa Pe. Darcy oferece então uma coroa de flores para a Mãe de Deus e 65 crianças, vestidas com túnicas brancas, levam rosas para a MTA, em gratidão aos anos corridos da Campanha. Por fim, todas as imagens peregrinas das famílias são abençoadas, recebendo a coroa com um brilho renovado. Com muitos vivas e palmas a Mãe é aclamada em seu dia e ouve de seu filhos: “Rainha, aceita a coroa! Reina, vence e triunfa em nossas famílias e no terceiro milênio!”.