Retrospectiva 2015: Um ano de santidade e missão

30 de dezembro de 2015

Vivemos a história.

20150519_48684Pfingstkongress_FotoBrehmKaren Bueno – O primeiro ano do novo século de Schoenstatt chega ao fim e deixa como marca o espírito missionário. Todo o impulso que acompanhou 2015 está expresso no lema: “Contigo Pai, Família em Aliança: santidade e missão”.

Neste site, ao longo do ano, foram publicadas diversas matérias, dos mais variados assuntos – novas Ermidas foram inauguradas, uma praça pública recebeu o nome do Pe. José Kentenich, houve mudanças de assessores, missões em várias datas e locais, caminhadas, encontros, homenagens públicas, enfim, uma série de fatos e situações que marcam a história local e nacional do Movimento no Brasil. De tudo isso, separamos alguns temas de grande impacto em nível nacional, fatos que tocam a todos pessoalmente e fazem 2015 ser um ano único, que deixa saudade.

Janeiro

– Durante todo esse período vivemos o Ano da Vida Consagrada, com o tema “Vida Consagrada na Igreja hoje: Evangelho, Profecia e Esperança”.

– Também o Ano da Paz, proclamado pela Igreja no Brasil.

Fevereiro

– Dia 28: centenário de nascimento do Pe. Karl Leisner, o primeiro heroi de Schoenstatt beatificado.

Março

– Dia 25: Celebração da Consagração Perpétua das Irmãs: Ir. Eliane Maria Batalin, Ir. Glória Maria Melo Leite, Ir. M. Lucilene Andrade da Silva e Ir. M. Tuana Portz, da Província Tabor em Santa Maria.

Abril

– Início do mês: centenário da imagem da Mãe e Rainha no Santuário Original, quando pela primeira vez seu quadro é entronizado ali.

– Dia 11: Há cem anos José Engling era admitido à Congregação Mariana, ingressando no Movimento Apostólico de Schoenstatt.

Maio

brasil

Representantes brasileiros no Congresso de Pentecostes

– Começo do mês: Há cem anos surge a expressão “Capital de Graças”.

– Dia 9: Celebração dos 50 anos da instituição da primeira filial das Irmãs de Maria de Schoenstatt em São Paulo/SP, a primeira construída fora da região sul do Brasil.

– De 18 a 23: Congresso de Pentecostes em Schoenstatt, reunindo representantes do mundo inteiro para pensar e planejar os primeiros passos do Movimento Apostólico no novo século.

– Dia 30: Há cem anos é admitido o primeiro membro externo – de fora do seminário – à Congregação Mariana, o primeiro membro de Schoenstatt.

– Final do mês: Instituição da equipe nacional de comunicação do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil.

Junho

– De 4 a 7: VIII Fórum Nacional da Juventude Masculina de Schoenstatt em Brasília/DF. Para a ocasião os jovens lançam a campanha #RezoEBatalhoPeloBrasil, recolhendo Terços para entregar aos parlamentares, também leem uma carta de compromisso por um país novo na Câmara dos Deputados.

– Dia 10: Celebração dos 80 anos do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil e na América. Para marcar essa data foram realizadas missões jubilares em Jacarezinho/PR.

– Dia 18: Papa Francisco lança a encíclica ‘Laudato si’, de grande impacto social no mundo todo.

Julho

– Dia 28: Conquista do terreno para o futuro Santuário de Schoenstatt de Florianópolis/SC, o primeiro do estado de Santa Catarina.

Agosto

– Dia 5: Começa o Capítulo Geral dos Padres de Schoenstatt na Alemanha, que nomeia Pe. Juan Pablo Catoggio (Argentina) como novo superior geral; Pe. Antonio Bracht (Brasil), como primeiro conselheiro; Pe. José Luis Zabala (Chile), como encarregado das Comunidades Livres; Pe. Heinrich Walter (Alemanha), conselheiro; e Pe. Raúl Espina (Chile), conselheiro.

– Dia 24: Instituído Dia da Aliança de Amor em Valparaíso de Goiás/GO, a Lei nº 1.072 foi sancionada pela prefeita municipal.

Setembro

papa-padre

Encontro dos Padres com o Papa

– Dia 3: Nova Direção Geral dos Padres de Schoenstatt encontra-se com o Papa Francisco. Na ocasião eles lhe entregam a chave do Santuário Original. Também neste encontro o Santo Padre abençoa o manual do Terço dos Homens Mãe Rainha.

– De 3 a 13: A União de Famílias realiza seu III Capítulo Geral, com a discussão e aprovação dos estatutos internacionais da Comunidade. Neste encontro é definida a nova direção geral, composta por Rosa Maria e Josef Wieland (Alemanha) como dirigentes; Flávia e Tomás Santos (Brasil) como 1º Conselheiros; Manuela e Helmut Baumgartner (Áustria) como 2º Conselheiros; e Margarita e Alcides González (Paraguai) como 3º Conselheiros.

– De 5 a 7: Encontro Nacional da Juventude Feminina de Schoenstatt em Londrina/PR, reunindo 500 jovens de todo país. Neste encontro é lançado o Hino Oficial do ramo.

– Dia 6: O Papa Francisco coroa a imagem da Mãe Peregrina que lhe acompanha em seu quarto.

– Dia 10: A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt celebra 65 anos de missão e 60 anos de coroação da Mãe Peregrina Original.

– Dia 19: O Santuário do Rio de Janeiro/RJ é nomeado como Santuário Arquidiocesano da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

– 22 a 28 de setembro: Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco na Filadélfia/EUA.

Outubro

julio

Ordenação do Pe. Júlio

– De 4 a 25 de outubro: 14ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre a família em Roma, com o tema: “A Vocação e a Missão da Família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

– Dia 10: Ordenação sacerdotal do Pe. Júlio Fabiano Rodrigues Afonso, o primeiro Padre de Schoenstatt brasileiro ordenado no novo século.

– Dia 17: Consagração Perpétua do XIII Curso da União de Famílias de Schoenstatt do Brasil.

– Dia 18: 101 anos da Aliança de Amor. A Juventude Feminina de Schoenstatt do Brasil completa 75 anos de fundação.

– Dia 22: Celebração dos 50 anos do final do exílio do Pe. José Kentenich, com a liberação dos decretos impostos pelo Santo Ofício.

– Dia 31: Ordenação diaconal do seminarista brasileiro Ailton Brito Alves, no Chile, como Diácono dos Padre de Schoenstatt.

– Congressos de Outubro têm com tema “Schoenstatt em saída”.

Novembro

jk papa paulo vi

50 anos do final do exílio

– Dia 16: Nomeadas novas direções provinciais das Irmãs de Maria.
Santa Maria/RS: Ir. M. Lillian Goerck, Superiora Provincial; Ir. M. Lúbia Bonfante, Assistente Provincial; Ir. M. Sára Vincensi, Ir. M. Irani Froes Arndt e Ir. M. Rosangela de Souza, Conselheiras.
Atibaia/SP: Ir. M. Silvia Regina Formagio, Superiora Provincial; Ir. M. Teresila Prates, Assistente Provincial; Ir. M. Diná Batista de Souza, Ir. M. Andreia Balan Nassif e Ir. M. Givanilda Santos de Oliveira, Conselheiras.

– Dia 18: Santuário de Guarapuava/PR celebra 25 anos de fundação.

Dezembro

– Dia 8: Abertura do Ano Santo da Misericórdia
11 Santuários de Schoenstatt no Brasil são nomeados com a Porta Santa.
– 50 anos da bênção do terreno do Santuário de Belmonte/Roma, um presente de toda Família de Schoenstatt Internacional ao Pai e Fundador.

– Dia 22: Data do encontro do Pe. Kentenich com o Papa Paulo VI, há 50 anos.

– Dia 24: O milagre de Natal completa 50 anos, quando o Fundador pode finalmente retornar a Schoenstatt depois de 14 anos de exílio.