Rainha da Família, tua Coroa está preparada

7 de novembro de 2015

Festa da Aliança em Confins.

coroaçao bispo confinsJoão Batista e Aurora dos Santos – 18 de outubro não é um dia qualquer em Confins/MG, é feriado, é dia da Aliança de Amor. Por isso a Família de Schoenstatt da Arquidiocese de Belo Horizonte/MG, juntamente com 4.000 devotos da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, se encontra no Santuário Tabor da Liberdade, na cidade de Confins/MG, para celebrar os 101 anos da Aliança de Amor.

É tempo de agradecer ao Bom Deus e à MTA pelo primeiro ano do novo século de Schoenstatt, no qual cada um é chamado a ser fundamento dos próximos cem anos. Outro grande motivo para esse encontro é celebrar os 65 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, que tanto fortalece e colabora na santificação das famílias – nesse dia, especialmente, a Mãe quer fazer morada nos corações.

Os missionários, em resposta de amor como dádiva jubilar, se esforçam para garimpar o ouro necessário para preparar uma coroa preciosa, o ouro de seu amor filial para a Mãe e Rainha. Com os corações renovados conquistam também um novo brilho para a coroa.

Seguindo as palavras do Pe. José Kentenich – “Sempre que estiverem em dificuldades, coroem a Mãe de Deus!” –, os peregrinos recordam, junto com a Campanha da Mãe Peregrina, os 60 anos da coroação da Peregrina Original, por isso imitam nesse dia o ato filial do Diác. João Pozzobon e novamente coroam a Mãe de Deus como Rainha das Famílias.

A programação da festa da Aliança proporciona momentos de oração, descontração e familiaridade. No roteiro há a adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, também a recitação do Terço, preparada pelo Terço dos Homens Mãe Rainha, que reza especialmente para as famílias, colocando-se em sintonia com o Santo Padre e o Sínodo dos Bispos. Há ainda uma vivência de coroação e o momento mais importante do dia, a Santa Missa.

Meu coração, sua coroa

Nessa festa, os peregrinos têm a alegria de receber, pela primeira vez, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Edson José Oriolo dos Santos, responsável pela Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição, na qual está inserido o Santuário.

A Santa Missa é presidida por Dom Edson e concelebrada por Pe. Alexandre José Resende, pároco de Confins e capelão do Santuário Tabor da Liberdade. Na homilia, entre outras coisas, o Bispo recorda suas lembranças com a Mãe Peregrina desde pequeno, mostrando a importância da Mãe de Deus na vida das pessoas.

Ao término da Santa Missa, Dom Edson coroa a imagem Peregrina Auxiliar da Arquidiocese e os missionários que se prepararam também coroam ou renovam a coroação de suas respectivas imagens, proclamando Maria como Rainha da Família.

Na certeza de que a MTA está no Santuário para acolher, transformar em Cristo e enviar em missão, cada peregrino se despede desejando um envolvimento cada vez maior de todos aqueles que desejam viver em Aliança com a Mãe e Rainha!