Que dia a MTA é entronizada em Schoenstatt?

10 de abril de 2015

O essencial é que ela está no Santuário!
mta

Ir. M. Nilza P. da Silva – Com a publicação do texto sobre os cem anos da chegada da imagem da MTA  em Schoenstatt, no dia 2 de abril, chegam muitas observações sobre a data da entronização da imagem da MTA, no Santuário Original, que ali consta como sendo em 11 de abril de 1915. Como registra no final do texto, essa informação é colhida da pesquisa do Pe. Jonathan Niehaus. Contudo, há outras versões de datas como: 8 de abril, 15 de abril, 19 de abril e final de abril. Cada versão traz a sua justificativa fundamentada numa pequisa.

Na busca dos fatos, constata-se que nas anotações da crônica da Congregação Mariana, em 11 de abril de 1915, consta a consagração de novos congregados, mas, não cita que nesse dia também foi entronizada a imagem de Maria no Santuário. Também no dia 19 de abril não há nenhuma anotação referente a isso, como não há em nenhuma data de abril. No mês de maio, há uma carta do Pe. Kentenich para um congregado, na qual ele cita que o Santuário tem agora a imagem de Maria: “Nossa capela está tomando uma forma sempre mais digna. Justo antes de Maio recebemos uma imagem lindo de Altar do Sr. Huggle (Mãe com Filho). ….” e ele conta também sobre o início das contribuições ao Capital de Graças.

Contudo, há um registro na crônica de uma filial das Irmãs de Maria, que ficava na casa em frente ao Santuário, na qual se narra sobre uma celebração em 19 de abril de 1940: “19 de Abril: Jubileu no Santuário! Durante a manhã se tornou público na sacristia, que hoje faz 25 anos da colocação da Imagem da MTA no Santuário. Este jubileu devia ser celebrado! Logo, o Santuário devia ser ornamentado festivamente: troca do frontal, tapetes e a coroa dourada da Mãe de Deus. Pe. Kentenich fez uma alocução na reza das 16h30min.” (Arquivo das Irmãs de Maria)

Numa palestra, do dia 21 de Abril de 1940, Pe. Kentenich se refere ao fato e diz: “Na semana passada, foi o 19 de Abril, com o jubileu da nossa Imagem da MTA.” No rodapé das anotações desse dia foi colocado a seguinte observação: “A Imagem da MTA chegou no dia 19 de Abril no Santuário Original. Portanto, 1940 foi o jubileu dos 25 anos deste acontecimento” (Arquivo das Irmãs de Maria)

Fica pois registrado o dia 19 de abril como data mais provável da entronização da MTA, no Santuário Original. O essencial é que ela aceitou o trono que Deus lhe oferece e ali atua prodigamente, distribuindo graças e educando homens novos.

Independente do dia em que ela recebeu o seu lugar de honra no Santuário, que ela tenha esse lugar de honra no coração de cada um que sela a Aliança de Amor e ali atue gerando santos, a imagem de seu Filho, pessoas que passam pelo mundo como homens novos que transformam a história e testemunhem a realeza de Cristo.

Fonte bibliográfica: Ein Bild geht um die Welt, Peter Wolf, Schoenstatt-Verlag