Província Tabor: Nova Direção

19 de novembro de 2015

A Província que guarda a herança histórica do Fundador e de Pozzobon

Direcao.tabor

Ir. M. Nilza P. da Silva – As Irmãs de Maria de Schoenstatt estão organizadas, no Brasil, em duas províncias: a Província Tabor, em Santa Maria/RS, e a Província Schoenstatt-Tabor, em Atibaia/SP. Também a Província Tabor está com uma nova direção provincial: Ir. M. Lillian Goerck, superiora provincial; Ir. M. Lúbia Bonfante, assistente provincial e as conselheiras: Ir. M. Sára Vincensi, Ir. Irani Froes Arndt e Ir. M. Rosangela de Souza. A última se encontra atualmente na Alemanha. Ela conversam conosco e contam sobre a originalidade da província que Deus coloca sob a responsabilidade delas.

Qual a originalidade dessa Província no Brasil? Que contribuição ela dá para o Movimento?

A nossa Província Tabor, com sede em Santa Maria/RS, foi a primeira província do Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt, no Brasil. Nos anos de 1947 a 1952, o Fundador, Pe. José Kentenich, visitou Santa Maria e colocou as bases para o nosso trabalho em todo o Brasil. Nesta ocasião, ele confiou-nos também a missão pelos países de língua portuguesa. Em 1975, quando foi criada uma nova Província no Brasil (Província Schoenstatt Tabor), a Província Tabor enviou as primeiras irmãs para Portugal, cumprindo assim o desejo do Fundador.

O Santuário Tabor, inaugurado em 1948, com a presença do Pai e Fundador, é o primeiro Santuário de Schoenstatt do Brasil. Como Santuário Tabor tem a missão de revelar ao mundo as glórias de Cristo e Maria. E, por ser um Santuário marcado pelas inúmeras visitas de nosso Pai e Fundador, nele e ao redor dele, tudo fala do Pai e Fundador e da preciosa herança dos seus passos em Santa Maria e nos seus arredores.

Se nos perguntarmos sobre a contribuição de nossa Província para o Brasil, devemos afirmar que a Divina Providência dispôs que o Santuário fosse edificado como Santuário da adoração perpétua para a Diocese de Santa Maria e que nele surgisse a Campanha da Mãe Peregrina. Deste modo, entendem-se as palavras de nosso Pai e Fundador: “Daqui partem duas correntes, a corrente eucarística e a corrente mariana”.

A corrente eucarística surgiu antes da inauguração do Santuário, mas tornou-se mais intensa quando, após a inauguração, nosso Pai e Fundador liberou uma Irmã como responsável pela Obra Externa da Adoração perpétua, e o Bispo de Santa Maria abençoou e incentivou este trabalho.

Neste Santuário, por iniciativa do Servo de Deus João Luiz Pozzobon, surgiu a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt que hoje está difundida em mais de 100 países. No Brasil, mais de 4.000.000 de lares recebem a sua visita.

Nosso trabalho, essencialmente consiste na edificação e inspiração do Movimento Apostólico de Schoenstatt, com um forte acento na Campanha da Mãe Peregrina e um atendimento diferenciado aos romeiros que vem para conhecer o lugar de origem de Schoenstatt no Brasil e a Campanha da Mãe Peregrina. Deste modo, entram em contato também com a pessoa do Fundador e de João Luiz Pozzobon.

Um meio de divulgação da espiritualidade de Schoenstatt é o trabalho de arte sacra, no atelier Metalarte JK, que dá uma contribuição valiosa para a divulgação da espiritualidade de Schoenstatt, com seu caráter simbólico. Inúmeras capelas e igrejas foram configuradas pelas nossas artistas plásticas, em várias cidades do nosso país, e muitos objetos religiosos e litúrgicos confeccionados e enviados para diferentes localidades do Brasil e do estrangeiro.

Outra característica é o esforço de traduzir o ideal Tabor de maneira simbólica e plástica, nas capelas e espaços junto ao Santuário Tabor. Deste modo as pessoas são introduzidas de forma intuitiva e espontânea no mundo de valores da fé.

Como Província Tabor, província de Cristo, queremos levar a Mãe de Deus ao mundo para que ela faça Cristo nascer nos corações, e nEle todos encontrem o amor misericordioso do Pai.

Quantas são as Irmãs da Província e em que Estados do Brasil elas atuam?

Hoje, nossa província atua nos seguintes regionais eclesiásticos do Brasil: no Nordeste, no Norte 2 (Ceará e Pará), e nos Regionais Sul 3 e 4, respectivamente Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O trabalho com a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, coordenada a partir dos centros da Província Tabor, está presente em cerca de 115 Dioceses. Uma grande parte destas dioceses é assessorada por Irmãs que viajam aos locais para dar formação aos coordenadores e missionários da Campanha.

A Província Tabor, atualmente, conta com 86 irmãs no Brasil, 11 em Portugal e mais 4 em outros países europeus.
Nossos centros no Brasil localizam-se nas cidades Santa Maria/RS; Santa Cruz do Sul/RS; Frederico Wesphalen/RS; Porto Alegre/RS; Florianópolis (Biguaçu)/SC; Salvador/BA; Garanhuns/PE; Recife/PE e Fortaleza/CE.

O que significa para as senhoras dirigir uma Província que guarda a riqueza histórica da visita do Fundador e a Peregrina Original?

Dirigir uma província que guarda a riqueza histórica das visitas do Fundador e da Campanha da Mãe Peregrina inclui uma grande responsabilidade diante todo o Movimento de Schoenstatt e da Igreja. Esta tarefa se estende além do nosso Instituto e é uma responsabilidade que Deus nos confiou em vista à Família de Schoenstatt Internacional e à Igreja, que confia no nosso trabalho missionário.

Os grupos, vindos dos diversos estados do Brasil, dos paises do Conesul e da Europa, que visitam Santa Maria para conhecer a origem da Campanha, a Peregrina Original e ter contato com o Servo de Deus João Luiz Pozzobon,- cujo processo de beatificação está em Roma, – aumentam em número a cada ano. Isto é uma alegria, mas também um grande desafio.

Precisamos permanentemente renovar e reeditar as fontes originais e transmitir esta riqueza às futuras gerações, não somente ao povo brasileiro, mas também a todos que, no mundo inteiro, estão inseridos na corrente de graças que brotou no Santuário Tabor por meio da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.

Sentimos a necessidade de poder contar com mais vocações convictas e entusiasmadas pela missão, que se sintam chamadas por Deus a levá-la para o futuro.

Agradecemos as Irmãs de Maria da Província Tabor por todo serviço ao Movimento e rezamos por elas: Confio em teu poder e em tua bondade…

Para saber mais sobre as Irmãs de Maria e entrar em contato, clique aqui