Projeto Família Belém: missão de família para família

26 de novembro de 2015

“Escolhemos o caminho da santidade! Vivemos vínculos autênticos e sólidos! Fazemos uma opção missionária!” (texto do Memorando do Congresso de Pentecostes).

natal familia belemKaren Bueno – Ser missionário é uma escolha para o ano todo, todos os dias, em todo lugar: assim a Família de Schoenstatt inicia seu segundo século. E com a proximidade do Advento, os schoenstattianos de Poços de Caldas/MG veem uma oportunidade ainda mais propicia de colocar-se em saída, indo ao encontro de todos, até as periferias.

Em sintonia com as palavras do Papa, que pede uma Igreja que sai às ruas, e confiantes de que Maria “é a grande Missionária e realiza milagres”, a Família de Schoenstatt inicia em 2015 o Projeto Família Belém. Sua missão é presentear um Natal feliz, familiar e fecundo para várias famílias da cidade.

Denise Maimoni, da Juventude Feminina de Schoenstatt, explica: “Ao nos aproximarmos do Natal, nosso coração se abre às bênçãos que o nascimento de Jesus traz à nossa vida. Com isso, sentimos a necessidade de estender nossas mãos àqueles que mais necessitam de ajuda. Queremos oferecer a muitas famílias carentes de Poços de Caldas um Natal digno, alegre e mais fraterno. Assim, como fruto de nossas orações e discernimentos, nasceu o Projeto Família Belém, uma ação social que levará muitas famílias a experimentarem o verdadeiro sentido do Natal”.

“Nossa ideia é unir famílias”

projeto

Os missionários já saíram às ruas

O Projeto é uma iniciativa em Família para as famílias. Todos os ramos e colaboradores da Obra de Schoenstatt na cidade se empenham em ajudar como missionários. A proposta central do Projeto é reunir um grupo de famílias que se dispõem a amparar outras famílias carentes ou que estejam passando por alguma dificuldade – uma “adota” a outra.

A cada uma destas é pedido a doação de uma cesta natalina com oito itens básicos para uma ceia, também peças que atendem às necessidades básicas das crianças desta mesma família –roupa ou sapato.

A primeira etapa do Projeto Família Belém é realizada pelos coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, que fazem uma pré-seleção das famílias necessitadas em seus bairros. A experiência e o contato próximo dos missionários é fundamental nessa fase do Projeto, sendo que ao todo foram selecionadas 46 famílias.

Depois dessa primeira seleção os voluntários, que são membros do Movimento, saem em missão rumo às casas determinadas para conhecer de perto as reais necessidades deste lar, fazer a inscrição oficial no Projeto e levar as graças do Santuário para as famílias. Nesses encontros há uma conversa bem próxima com as famílias, o que é típico das missões em Schoenstatt.

“Temos voluntários de todos os tipos! Gente de diversos ramos – Juventude, Liga das Mães, Liga de Famílias, Liga Feminina – e também pessoas que não são do Movimento, mas que abraçaram a causa conosco. Isso é muito importante para nós porque um dos nossos objetivos é levar o carisma de Schoenstatt a quem não o conhece”, diz Denise.

O próximo passo do Projeto Família Belém é encaminhar as inscrições para as famílias que desejam colaborar, inserindo todas numa corrente de solidariedade e missionariedade que brota do Santuário.

Dia de festa

A confraternização final e entrega dos presentes será no dia 21 de dezembro no Santuário Tabor Fonte de Vida Nova com uma celebração natalina. Sob o olhar da querida Mãe e Rainha as família carentes e famílias colaboradoras participarão de um jantar festivo com um musical contando a origem do Natal desde o livro do Gênesis.

Denise ressalta que todos aqueles que desejam podem ajudar o Projeto Família Belém: “Estamos impressionados de como a MTA vem abrindo portas e corações, mas ainda precisamos de ajuda e sabemos que nossa Mãe providencia tudo, também por meio de pessoas generosas”. Os que desejam colaborar podem entrar em contato pelo telefone:
(35) 9.9123-5651, ou pelo e-mail: denise.maimoni@gmail.com

Para mais informações acesse o Facebook do Projeto: clique.

  • Carol Moraes

    Nosso Projeto Familia Belém está transformando muitos corações e muitas realidades!!! Até hoje a Mãe nos presenteou com muitas graças…