Presentes para a Mãe durante o ano todo

26 de maio de 2015

Aos poucos o Santuário é reconquistado.

espiritoElidiane e Paulo Lima – Todo dia 18 é ocasião de festa no Santuário de Guarapuava/PR, porém, em 2015 essa celebração é ainda mais solene a cada mês, já que o Tabor das Vocações se prepara para celebrar os 25 anos de fundação. A cada mês uma parte do Santuário é reconquistada, e em maio a Família de Schoenstatt presenteia a Mãe de Deus com o quadro da Ave Maria e a imagem do Divino Espirito Santo restaurada.

A celebração é preparada pela Liga das Mães e presidida por Pe. Antônio Carlos de Lima (Frei Zezinho) que ressalta toda a solenidade que a ocasião merece. No corredor central do salão, 25 senhoras da Liga das Mães fazem uma fila, com rosas brancas nas mãos, para acolher o quadro da Ave-Maria e a imagem do Espírito Santo – este último é amarrado com sete fitas coloridas, representado os dons do Espírito, e cada fita é carregada por uma criança vestida com túnica branca.

Os presentes

O quadro da Ave-Maria é confeccionado com aproximadamente 20.000 miçangas, bordadas à mão. Um quadro similar foi entronizado no Santuário Original em 1915, numa data próxima à inserção do quadro da MTA. No mesmo espírito dos primeiros congregados, a Família de Schoenstatt de Guarapuava quer implorar bênçãos sobre todos os peregrinos que chegarem ao Santuário.

O Fundador da Obra Internacional de Schoenstatt, Pe. José Kentenich, sempre incentivou a saudação à Maria, acolhendo no coração a mesma saudação do Anjo do Senhor. Assim, todos que entrarem no Tabor das Vocações contemplarão o quadro com as palavras AVE-MARIA e, nele, sentirão o convite para saudar Nossa Senhora.

A imagem do Divino Espírito Santo foi restaurada para ser colocada novamente no Santuário. A ocasião próxima ao dia de Pentecostes ganha um novo significado, um súplica para que o Espírito ilumine a Família de Schoenstatt e a conduza pelos caminhos da Divina Providência.

Reassumir a missão

No final da celebração, todos caminham em romaria até o Santuário, levando consigo os presentes conquistados neste mês. Ali é feita a renovação da Aliança de Amor, reassumindo o compromisso com a missão que o Fundador deixou: “Toda a consagração realizada individual ou comunitariamente no decorrer dos 25 anos, pode ser considerada uma misteriosa inserção no Documento de Fundação e, por isso, uma renovação e repetição desse livre ato de escolha e doação” (Pe. José Kentenich, 18 de outubro de 1939, Segundo Documento de Fundação).

Após o encerramento, é lançada a conquista para o próximo dia 18 de junho, que será a pintura do Santuário, e a forma concreta de contribuir com o Capital de Graças é rezando a Oração Vocacional do Tabor das Vocações. Mais uma vez a Família de Guarapuava se lança, demonstrando o imenso amor à Mãe de Deus e tornando real a primeira exigência da Aliança: “Provai primeiro que realmente me amais”.

  • Elmar Vornes

    Realmente para nós do Santuário Tabor das Vocações, estamos neste de 2015 recebendo da Mãe de Deus muitas graças, nas nossas vidas e para o Movimento.