Pe. Domingos Pasa: uma vida dedicada ao Santuário!

31 de maio de 2015

“Com Maria, protegidos por seu manto materno, chegaremos um dia à casa do Pai!”

padre-domingosNo dia 30 de maio, Pe. Domingos Farinon Pasa partiu para a casa do Pai!

Durante 26 anos, ele exerceu seu ministério sacerdotal como Capelão do Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, no Centro Schoenstatt-Tabor, em Atibaia/SP. De 1984 até dezembro de 2010, dedicou-se com fidelidade aos peregrinos, aos participantes de encontros à Comunidade das Irmãs de Maria. Por motivo de saúde, precisou afastar-se de suas atividades pastorais.

Pe. Domingos nasceu em 29 de julho de 1928, no distrito de Sobradinho/RS. Recebeu a Ordenação Presbiteral em 22 de dezembro de 1957, no Santuário de Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria/RS.

Discípulo do Pe. José Kentenich

Em Schoenstatt, Alemanha, ele conheceu o Fundador da Obra Internacional de Schoenstatt, Pe. José Kentenich, cuja espiritualidade contribuiu essencialmente para sua formação, desde seminarista.

Pe. Domingos era um grande venerador de Maria, com quem selou a Aliança de Amor. Em seu Currículo, com a data de 8 de junho de 2002, atesta: “meu sacerdócio, o devo a Maria, a Imaculada Mãe de Jesus e nossa Mãe. A Ela fui conduzido, pelos ensinamentos de minha mãe, desde a infância. E foi este amor a Maria que despertou no meu coração a Vocação Sacerdotal, para ser: Sacerdote de Cristo e Maria, e anunciar aos homens que: ‘Maria é o caminho mais fácil e mais seguro para chegar a Cristo’ (Papa São Pio X)”

Maria o protegeu em todas as situações da vida

Pe. Domingos escreve, pouco antes de completar 45 anos de Ministério Sacerdotal, que a realização de seu sacerdócio “foi possível – sob a proteção de Maria, Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt – a Imaculada, pois ela é: Mãe, Mestra e Educadora, e me protegeu em todas as situações da vida, para poder dar Deus aos homens e ajudá-los a dizer sim à vontade de Deus-Pai!

Ele permaneceu exemplarmente fiel ao seu sacerdócio e à sua Aliança de Amor a Maria. Ela também lhe permaneceu fiel, vindo buscá-lo num dia de sábado, dedicado a Maria, véspera  do último dia do mês de maio, festa da Visitação de Maria a Isabel, Solenidade da Santíssima Trindade. Maria, a Imaculada, vem buscar seu filho sacerdote também neste ano jubilar da Diocese de Bragança Paulista – 90 anos –, consagrada à Imaculada Conceição.

Assim, chegou para o Pe. Domingos o momento para o qual se preparou, como escreve: “Com Maria, a Rainha da Família e do Novo Milênio, protegidos por seu manto materno, chegaremos um dia à casa do Pai celeste.”

Rezemos pelo seu descanso eterno. Peçamos sua intercessão a Deus por nós, pela Diocese Jubilar de Bragança Paulista, à qual Pe. Domingos se incardinou para servir o Santuário, por seus Diáconos, que nos próximos dias e semanas serão ordenados sacerdotes, pelo Bispo, clero e pelos peregrinos que visitam o Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

  • Maristela Pasa e Flavio.

    Pe. Domingos, que toda a sua dedicação e carinho à Mãe Rainha seja recompensada na Sua presença.

  • Francisco Parente de Carvalho

    Pe. Domingos, após dar a sua vida a Cristo, retorna à casa do Pai.

  • padre francisco josé

    Seja recompensado pelo seu grande amor a Mãe Imaculada e sua dedicação a este Santuário, onde bom estar. Onde ele com carinho o fará mais belo ainda junto de nossa Mãe Admirável.