Pe. Alexandre Awi lança novo livro

12 de janeiro de 2016

A Arte de Ajudar – Atitudes fundamentais no aconselhamento pastoral.

livro

Karen Bueno – Assim diz o anúncio: “Este livro é recomendado para gente que acompanha vidas, que é procurada com frequência para dar conselhos e, muitas vezes, não sabe o que fazer ou dizer. Para gente que gosta de ajudar, gente que vive em comunidade, que é educadora, conselheira, ombro amigo, confidente, agente de pastoral ou, até mesmo, um pouco de tudo isso junto”. Por essa breve apresentação percebe-se a importância do material lançado recentemente pela editora Loyola.

“A Arte de Ajudar”, o novo livro do diretor nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, Pe. Alexandre Awi Mello, traz um precioso conteúdo para todos que são e desejam ser educadores e inspirar vidas. Segundo o autor, “o livro recolhe a sabedoria de um grande mestre do acompanhamento espiritual, o Pe. José Kentenich, e a confirma sob a luz da provada experiência de um dos mais conhecidos psicólogos americanos do século XX, Carl Rogers”.

O trabalho é fruto de muita pesquisa, apresentado como dissertação de mestrado, originalmente em alemão, na Faculdade de Filosofia e Teologia de Vallendar, Alemanha. Apesar de ser um texto acadêmico, o livro teve sua linguagem adaptada, tornando acessível o conteúdo. Esta é a segunda publicação do autor pela editora Loyola.

Na apresentação, Pe. Alexandra explica que “em muitos lugares percebe-se a urgência de que leigos, religiosos e sacerdotes estejam efetivamente capacitados a prestar um melhor serviço de acolhida nas comunidades, colocando-se à disposição para oferecer um valioso e insubstituível ‘serviço de escuta’ ou de acompanhamento, como de fato tem acontecido em muitas paróquias, pastorais e movimentos eclesiais”. Assim, “busca-se de fato iniciar uma discussão metodológica sobre o aconselhamento espiritual no Brasil, ainda carente de estudos e de literatura mais especializada”.

alexandre1

Pe. Alexandre é, há vários anos, assessor da Juventude Masculina de Schoenstatt e tem experiência no acompanhamento de pessoas. Ele escreve: “Espero que esse livro possa ser um grão de areia na construção dessa tão esperada e necessária arte do acompanhamento espiritual no Brasil”.

Todas as pessoas, em especial os formadores e líderes do Movimento de Schoenstatt, encontram um grande apoio neste material, seguindo as palavras e ensinamentos do Pai e Fundador, atualizando sua missão.

Para adquirir

O livro está disponível para venda online pela editor Loyola (clique) e em breve nos Santuário de Schoenstatt do Brasil. Mais informações com o Shop Aliança, em Atibaia/SP, pelo telefone: (11) 4414-4219.

Clique para folhear o livro

Sobre o produto

Livro: A Arte de ajudar – Atitudes fundamentais no aconselhamento pastoral
Autor: Pe. Alexandre Awi Mello
Editora: Loyola
Dimensões: 14 x 21 cm
Páginas: 164

Leia também: “Ela é minha Mãe”, encontros do Papa Francisco com Maria

*Pe. Alexandre Awi Mello pertence ao Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt. Além de diretor nacional do Movimento, é assessor da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas). Como teólogo, é doutor em Mariologia. Foi secretário do Papa, então Cardeal Bergoglio, na V Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), em Aparecida/SP (2007), e na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro/RJ (2013). Lecionou Teologia na PUCPR e, atualmente, dá aulas em São Paulo/SP no Centro Universitário Salesiano (Unisal) e na Faculdade São Bento.