A resposta de Deus a Maria

À queixa de Maria: “Filho, por que procedeste assim conosco?” Responde Jesus: “Não sabíeis que devo estar naquilo que é do meu Pai?” (Lc 2, 49). Tal resposta Maria não esperou receber.

Certamente, foi como que um golpe para o seu coração de Mãe! Terá Ela ainda sido capaz de pensar? Mais uma vez, se reavivou nela toda a dor dos últimos três dias: noites sem descanso, medo e incerteza pelo Filho perdido…

E agora Jesus está diante dela, belo e cheio de majestade divina, atingindo com sua resposta o mais profundo sentimento do seu coração materno. Maria reencontrou e, ao mesmo tempo, perdeu seu Filho! O Pai Celestial tinha o primeiro direito a Eles. Seu coração materno devia se calar. Ela devia se unir a Jesus no “sim” à vontade do Pai e, desta maneira, reencontrá-lo num nível muito mais elevado: na vontade paternal.

Maria não compreendeu logo o que disse seu Filho. Mas, guardou tudo em seu coração.

E tu, como reages em semelhante situação? Talvez também perdeste teu filho e a incerteza por alguns dos teus entes queridos te oprime. Ou perdeste bens e haveres, perdeste tua felicidade, tua saúde e – o que seria ainda pior – a paz do coração, o próprio Deus…

Não sabes que também tu deves estar naquilo que é do Pai, que é do teu Deus? Se pelo pecado grave, perdeste o supremo Bem, se perdeste a Deus, então, vai à procura dele “no Templo”. Reconquista a paz do coração, por meio de uma boa confissão.

Porém, se perdeste bens terrenos, entrega-te, abandona-te à vontade paternal de Deus. Talvez ainda não compreendes o que Ele quer dizer-te por meio desse sofrimento. Mas, uma coisa é certa: a vontade de Deus te dirige.

Por isso, não te revoltes. Age como Maria: reflete, reza e entrega-te totalmente nas mãos da Divina Providência. Os planos de Deus são planos de amor e de sabedoria. E Maria te compreende, justamente agora que tuas aflições te cercam como um alto muro.

Apóia-te em Deus e segura a mão da Mãe.

Sempre que experimentas insegurança, reza: “Se eu não sei o caminho, Tu bem o conheces. Isso torna a minha alma tranquila e cheia de paz. Por isso, vã é minha preocupação e o pulsar angustiado do meu coração.”

Oração

Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Implora ao Pai, para mim, a virtude da confiança em Deus e a graça de considerar sempre a sua santa vontade como o mais alto bem. Confio inteiramente em ti e peço insistentemente, que não me abandones, mas intercedas o auxílio de Deus em minha aflição. Amém.

Aplicação à vida

Não te queixes, hoje, com as situações desfavoráveis. Mas, lembra-te que agora podes também estar naquilo que é do Pai: na sua santa e sábia vontade.