O novo século para a Campanha da Mãe Peregrina

1 de março de 2015

Coordenadores Diocesanos partem em missão

capa

Ir. M. Nilza P. da Silva – Termina hoje, 1º de março, o Encontro de Coordenadores Diocesanos, da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMPS) em Atibaia/SP. Desde sexta-feira, as equipes vindas de 38 dioceses, vinculadas ao Secretariado da CMPS, em Atibaia, refletem sobre a missão no início do segundo centenário de Schoenstatt.

Uma Campanha renovada no brilho  da coroa!

A  manhã toda é de muita seriedade, reflexão e planejamento, iluminados pelo impulso dado por Ir. M. Doralice de Souza: Uma Campanha renovada no brilho da coroa! A assessora lembra os jubileus deste ano, entre eles, os 65 anos do início da CMPS, por João Luiz Pozzobon, em Santa Maria/RS, os 60 anos de coroação da Peregrina Original e os 15 anos de coroação das Peregrinas das Famílias. Por isso, todos os 14 estados, cuja Campanha é coordenada pelo Secretariado em Atibaia, querem dar um novo brilho para a atuação na CMPS. O objetivo é que o Movimento de Schoenstatt possa contribuir ainda mais para a renovação da Igreja e da sociedade, segundo os impulsos dados pelo Papa Francisco na celebração do centenário da Aliança de Amor. Essa renovação começa no próprio coração e se expande pelo testemunho. “Viver de tal maneira que os outros tenham vontade de viver como nós”, diz Ir. M. Doralice, parafraseando o Papa.

O sinal concreto de renovação da CMPS será a renovação da coroa para todas as imagens das famílias, unindo-se assim às graças do jubileu de coroação da grande e querida Peregrina Original. A assessora lembra ainda que a Mãe e Rainha, “precisa da entrega do meu coração, para reinar primeiro nele, e depois ir ao encontro de cada família”. Seremos, então, um grande presente para a Igreja, que tanto se ocupa pela salvação da família. Somos uma Campanha em saída, para uma Cultura da Aliança.

Um autêntico missionário da aliança é que toma iniciativa, se envolve com a missão, a acompanha, faz frutificar e a celebra. “Na certeza de que a MTA será Rainha neste novo tempo, renovamos a nossa entrega e disposição em nos colocar como instrumentos em suas mãos”, conclui Ir. M. Doralice em sua palestra.

Coroa e estrela, símbolos que expressam compromisso e graça

Tais impulsos incendiaram os corações de todos os coordenadores presentes, que se reuniram para traçar caminhos para que esta renovação seja efetiva em seus locais de missão. “Precisamos retirar a coroa das imagens peregrinas e reconquistá-las novamente”, diz um deles. Mas, a realidade é variada. Os grupos que ainda não coroaram a imagem peregrina que os visita, tem a oportunidade de conquistar a coroa pela primeira vez. Os que ainda não conquistaram a estrela, como marco do centenário, podem também conquistá-la no primeiro semestre deste ano novamente jubilar. E os demais podem restaurar o brilho da coroa, reconquistando-a espiritualmente e também a trocando por uma nova coroa. Para cada uma dessas etapas, há um material próprio de estudo e aprofundamento, que faz com que esses símbolos sejam a expressão de um amor renovado e de alegre compromisso.

Tudo isso é um impulso para que a vida continue a fluir na Campanha, que os corações de abram para a graça e a Mãe e Rainha, a partir de seu Santuário, possa ser sempre mais uma força de renovação, de alegria e de entusiasmo na fé em cada paróquia.

Enviados em missão!

Ao final do encontro, é visível o entusiasmo de cada equipe diocesana, disposta a conduzir os que lhes são confiados, numa liderança de pastor, como ensina o Papa Francisco. Como sinal dessa tarefa, cada um ganha um pequeno cajado, com a imagem da MTA, com o qual é enviado em missão. “Saio desse encontro com muita vontade de continuar firme no meu trabalho, a abraçar cada vez mais minha missão como coordenadora de Vicariato,” revela Maria de Fatima M. Aguiar, da Arquidiocese de Niterói/RJ.

Luiz e Marina Gonzaga, da Diocese de Piracicaba/SP, contam que após deixarem a coordenação diocesana, estão retornando para a equipe, como auxiliares na formação e espiritualidade e concluem: “Este foi um encontro que mexeu muito conosco, foi de muita reflexão.”

Todos os materiais para a conquista dos símbolos pode ser adquirido no Secretariado, Atibaia: fone (11) 44144249 email: recepcaomp@irmasdemaria.org.br