A mensagem de Deus a Maria:
“O Anjo do Senhor anunciou a Maria e Ela concebeu do Espírito Santo”.

Desde séculos, os sinos das igrejas e capelas nos anunciam em alta voz este mistério. Eles nos lembram, três vezes ao dia, o início de nossa salvação. Em espírito, voltemo-nos à hora da Anunciação. De quanta luz não terá sido inundada a Santíssima Virgem! Quão grandes mistérios Deus lhe confiou!

A vinda do Messias está próxima e Maria, que se sentia tão pequena e insignificante, haveria de tornar-se sua Mãe! Alegre emoção deve se ter apoderado dela, pelo fato inaudito do eterno Filho de Deus querer tornar-se homem! Mas, perguntemo-nos se este acontecimento poderá ter significado para Maria somente felicidade e alegria.

Oh, não! Sabemos que esta hora incluiu também o prenúncio de extraordinário sofrimento. Contudo, na Anunciação, a Virgem Santíssima ainda não via clara e detalhadamente, a amplitude do Sim que pronunciara.

Porém, conhecia os trechos da Sagrada Escritura que falam acerca do Messias. Pelo preço de sofrimentos dolorosíssimos, Ele queria redimir o mundo mergulhado na culpa e no pecado. Não deveria, então, sua Mãe se dispor a um mar de sofrimentos?

“O Anjo do Senhor saudou Maria…” Deus saudou Maria.

A ti, ainda não enviou nenhum anjo para te saudar e te trazer uma mensagem. Quem é que traz para ti as mensagens? É o carteiro com uma notícia que, talvez, destrua tua felicidade por toda a vida. Ou ficas sabendo que certas pessoas te difamaram, roubando-te a boa fama de que gozas; ou te é comunicado que perdeste teu emprego, que perdeste todos os teus bens ou que teus credores estão impacientes contigo. Talvez recebes o aviso da morte de um dos teus familiares ou esperas ansiosamente notícias sobre a sorte de um dos teus entes queridos. Oprimem-te dificuldades interiores ou exteriores que o áspero dia útil te traz…

Não digas, então, que o bom Deus não te envia anjo, não te envia mensagem. Ajoelha-te, em silêncio, diante do teu Deus, como Maria, diante do anjo, e reflete: “Nada vem por acaso, tudo provém da bondade de Deus.” Tua cruz – seja ela qual for – não é uma saudação de Deus, uma mensagem do Pai para ti, teu filho? Não está o anjo diante de ti, por assim dizer, esperando o teu sim, como o fez com Maria?

Teu sofrimento tem sentido profundo!

Desde que Cristo sofreu sobre o Gólgota, também nós somos inseridos em sua morte. Devemos sofrer com Ele pela salvação dos outros e por nossa própria salvação. Portanto, curva-te ao aceno da mão de Deus. Acredita cegamente que Ele te saúda por meio do sofrimento e procura aceitá-lo como mensagem do céu.

Procura também crer que, justamente agora, não estás abandonado por Deus, mas confia firmemente que Ele quer atender o teu pedido, pela intercessão de Maria, a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Oração

Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Tu, que trilhaste os escuros caminhos da fé e sempre te curvaste aos desejos e a vontade de Deus, ajuda-me a descobrir, por meio da minha cruz, do meu sofrimento, o amor paternal de Deus. Intercede a Deus por mim, em minha grande aflição, e alcança-me esta graça, se assim corresponder aos planos divinos. Amém.

Aplicação à vida

Presta atenção, hoje, a todos os pequenos acontecimentos e considera-os como saudação de Deus.