Nosso céu tem mais estrelas

12 de dezembro de 2015

Já brilham as estrelinhas de Natal

capa

Ir. M. Nilza P. da Silva – A noite de 11 de dezembro é muito iluminada em Atibaia/SP. Com o tema “Brilha entre nós a luz da misericórdia”, 203 crianças da Creche Raio de Sol, cantam sua mensagem natalina.

A instituição é uma das muitas creches atendidas pela Obra de Schoenstatt, no Brasil. Na pessoa de Ir. M. Rosa de Melo, as Irmãs de Maria de Schoenstatt, assistem essas crianças de 2 a 4 anos, a fim de lançar sementes da Aliança em seus corações e colaborar para que as famílias em situações de vulnerabilidade tenham apoio na educação de seus filhos. “Aqui nosso filho aprendeu a compartilhar e a amar a Mãe Rainha. Gostamos da educação católica que ele recebe aqui. Ele conta tudo e é muito interessante. Ele aprendeu a ouvir mais, foi desenvolvido muito o diálogo entre nós e ele,” revelam Sérgio e Graziele Ferreira Lopes, pais do pequeno Henrique.

Brilha entre nós a luz da misericórdia

Dialogar e compartilhar, eis duas características importantes que a Creche quer trabalhar com esta cantata e o Ano da Misericórdia, explica a coordenadora pedagógica, Hortência A. Pinheiro: “Devido ao Ano Santo, nós queremos transmitir a mensagem da misericórdia para nossos pequenos e para os seus pais. É preciso aprender a perdoar, não querer se vingar, mas ter misericórdia com outro. Essa sementinha, queremos  cultivar no coração das crianças. Elas tem um coração muito puro. O tema da misericórdia será bem trabalhado, com certeza, basta colocar isso na linguagem deles. Mas, nosso objetivo é que esse tema chegue também aos pais. Por isso, o tema dessa pequena Cantata é ‘Brilha entre nós a luz da misericórdia'”.

Pelo depoimento de Joice Trindade, que tem três sobrinhos na creche, esse objetivo tem dado resultado, ela compartilha: “Depois que meus sobrinhos começaram a estudar aqui ficaram mais educados. Uma deixou de ser bringuenta como era e diz: ‘A professora me ensinou que não posso bater’. Ela mudou bastante. Todos os dias, ao chegar em casa ela fala tudo o que fez. É muito legal acompanhar! Isso nos ajuda muito, porque se as crianças estão bem, nós também estamos melhores.”

O brilho dos cantos se irradia em casa

Após as estrelinhas brilharem com suas vozes, aos poucos vai se compondo um presépio sobre o palco, tudo de modo muito espontâneo, mas, também com uma alegre disciplina. É o resultado de várias semanas nas quais o maestro Charles Hiram Romão Bruno ensaia as cantigas natalinas. Hoje, as pequenas estrelas estão prontas para brilhar: “O ensaio é bastante fácil porque as crianças já me conhecem. Nós começamos brincando e elas ficam muito atentas, quando eu apresento as novas canções, elas já estão muito interessadas e ensaiam com bastante atenção!” Como bons cantores, as estrelinhas praticam também em casa, como conta Cleire Dias de Godoi, mãe do Engel Matias: “Aqui meu filho aprende muito e está se desenvolvimento muito bem. Ele chega em casa e conta como foi o seu dia, ele explica tudo o que aprendeu e canta as musiquinhas…” a voz é embargada pela emoção: “Eu fico muito emocionada quando falo sobre meu filho aqui na creche.”

O resultado de muitos corações generosos

O brilho dessas estrelinhas se irradiará em várias outras instituições no ano de 2016, pois, 145 delas partem para as escolas municipais. Mas, para quem pensa que a Creche fica menos repleta se engana, uma nova constelação já se encontra matriculada e muitas outras estrelinhas esperam na lista. Fazer um céu tão iluminado é o alegre resultado do amor e sacrifício de muitos corações. Entre eles, o de Iara Saltini Bonilha, há um ano responsável pela captação de recursos: “É um desafio que pratico com a maior alegria, porque tudo o que fazemos aqui é com tanto amor, que o retorno é apenas uma consequência. No contexto desse trabalho, a paciência, o amor altruísta e a generosidade foram os meus maiores aprendizados.”

Hortência explica o segredo do amor e da alegria que se irradia como Raio de Sol: “Tenho certeza que a Equipe faz um bom trabalho. Minha maior alegria é trabalhar para a Mãe e Rainha, ela é a minha ‘patroa’. Tudo o que faço para as crianças é feito para a Mãe e Rainha.”

Veja mais luz dessas estrelinhas, clicando aqui