Nós acreditamos na família!

5 de agosto de 2015

Instituto de Famílias de Schoenstatt: alegres na esperança!

familia

Famílias Gomig, Munhoz e Irarrazaval

Ir. M. Nilza P.  da Silva – A última semana do mês de julho trouxe um acontecimento muito importante para o Instituto de Famílias de Schoenstatt, do mundo todo: reuniu-se, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, casais membros do Conselho Geral, representantes das Comunidades Livres, os cursos.

Os cursos são comunidades de corações

Os Dirigentes de Cursos da Região Brasileira, se reuniram no sábado e domingo (25 e 26), com o casal Rafael e Cristina Munhoz, Espanha, membros da Direção Geral do Instituto, e o casal Alberto e Terezinha Gomig, Brasil. A partir de 27 a 30 de julho, estavam presentes também, no Encontro do Conselho Internacional dos Dirigentes dos Cursos, Manuel e Ximena Herrera Irarrazaval, Chile. O objetivo é trocar experiências e otimizar sempre mais a formação e a vida dessas pequenas comunidades.

“Os cursos são comunidades de corações”, diz o casal Munhoz. São pequenos grupos de famílias e pertencem todos juntos ao grande grupo, a grande Família, que é todo o Instituto. No momento, o Instituto de Famílias de Schoenstatt é composto por 330 casais, reunidos em 52 cursos, constituídos oficialmente. “Nos cursos se aprende a dividir as tristezas, dificuldades e lutas, e a multiplicar muitas alegrias pela vida comunitária e os vínculos que se formam,” explica o casal Gomig.

Um caminho de santidade alegre e possível

A meta do Instituto “é viver o que a Igreja tem a indicar para a família, mas dentro do carisma de Schoenstatt e com os meios ascéticos que Schoenstatt tem para oferecer. Nós queremos testemunhar que o casamento é um caminho de santidade possível e alegre. Queremos educar nossos filhos, como instrumentos nas mãos de Deus e de Maria, com alegria! Mesmo que tenhamos também dificuldades, não queremos viver isso como um peso, mas, com amor e alegria,” revela o casal Irarrazaval.

Com a fundação do Instituto Secular de Famílias, casais de vida consagrada, em 1942, Pe. Kentenich mais uma vez antecipa na Igreja a consideração da família na mesma altura dos consagrados celibatários, isto é, o Fundador traça caminhos para a santidade matrimonial, na vivencia dos conselhos evangélicos, segundo a realidade do casal. “Nós escolhemos como caminho de  felicidade e santidade o que Deus planejou para a família. Nossa primeira missão é o relacionamento entre o casal e com os filhos. Muda apenas a forma de realizar a missão e de se viver os conselhos evangélicos.

Místicos e profetas: nós acreditamos na família!

Talvez as palavras que melhor explicam isso são: místicos e profetas. Somos ancorados plenamente em Deus, buscando realizar a vontade de Deus na vida matrimonial, profissional… Somos também profetas para os nossos filhos, porque nós lhes indicamos o caminho e andamos esse caminho diante deles, com todos os problemas e dificuldades. Também porque amamos a Igreja e queremos ajudá-la em sua missão. Um casal do Instituto, por exemplo, colabora com o Sínodo dos Bispos sobre a Família, o casal Jensen, do Chile.” esclarece o casal Munhoz.

O mais belo que o Pe. Kentenich, pelo Movimento de Schoenstatt, oferece para a família, segundo o casal Gomig, “é o  valor da fidelidade criadora, a garantia e a esperança. A pedagogia do Santuário Lar é nosso grande tesouro, porque é ali que haurimos nossas forças.

O que mais encanta é a esperança que o Pe. Kentenich nos dá de que é possível reverter a situação atual e construir um mundo novo. Ele é o nosso Profeta. Há uma possibilidade de reverter a situação da família e é por isso que estamos aqui, porque nós acreditamos na família. Ainda que houvesse uma única pessoa que frequentasse o Santuário, ainda haveríamos esperança, porque é possível transformar o mundo todo a partir dessa pessoa. Se não acreditássemos na família, na possibilidade de renovar o mundo, nós não estaríamos aqui. Como ensina o Pai e Fundador: ‘Com Maria, cheios de alegre esperança, rumo aos tempos novíssimos.’ ” finaliza.

mat

  • Vera Lucia Pires Lages

    Parabéns ao grupo Instituto Família de……. Que Deus ilumine a momento a vida de cada um.