A Aliança de Amor com Maria é a forma original que Schoenstatt possui de viver a aliança batismal. Nela se expressa e se garante a aliança com a Santíssima Trindade. A primeira Aliança de Amor em Schoenstatt foi selada pelo Fundador, Pe. José Kentenich, e os seus educandos, na Capelinha de São Miguel, em Schoenstatt, na Alemanha, em 18 de outubro de 1914. Eles se entregaram como instrumentos nas mãos de Maria, para tornar a Capelinha um Santuário de graças e escola de homens novos: os aliados se empenham seriamente na vivência de seu batismo, entregando os méritos obtidos como contribuição para que Maria faça da Capelinha a sua morada, um lugar de graças e de educação de missionários para a renovação do mundo.

Esse ato fundacional é a fonte de vitalidade e o centro da espiritualidade de Schoenstatt. Todos os que selam a Aliança, se unem ao Fundador, no mesmo compromisso de Amor com Maria, para que ela atue no Santuário. Assim, cada Aliança de Amor é uma renovação do 18 de outubro de 1914, atualizando assim o carisma e as graças da origem.

A Aliança de Amor vivida em profundidade faz nascer também uma forte consciência de missão; conduz os que a selaram a se converterem em eficazes instrumentos nas mãos de Maria, colaborando com ela na renovação religiosa e moral do mundo. Por meio desta Aliança de Amor, Schoenstatt realiza seu compromisso de construir a história em dependência e contato filial, livre e total com Cristo, o Senhor da história, por Maria, sua colaboradora permanente.

 

Data escolhida por Deus
Assim como Nossa Senhora de Fátima é lembrada no dia 13 de cada mês, a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt é celebrada em cada dia 18.  Deus escolhe o dia 18 de outubro de 1914 para a realização da Aliança de Amor, no Santuário de Schoenstatt, e a Fundação dessa Obra Internacional.

 

Mergulhando sempre nas graças da origem

Os membros da Obra de Schoenstatt celebram mensalmente esse atuar divino no ato da Fundação e renovam, nesse dia, a sua inclusão pessoal na Aliança de Amor, rezando a sua oração de consagração.
Nos Santuários de Schoenstatt, geralmente, nesse dia é colocado diante do altar o “Livro da Aliança”, com a assinatura de todo os que selaram a Aliança de Amor, e que nesse dia, provavelmente, visitam espiritualmente esse lugar de graças e renovam a sua aliança.
Disse uma pessoa: “Quando lá longe, me lembro que o meu nome está escrito no Livro da Aliança de Amor, me parece que uma corrente de ouro me prende a Maria…”

 

Acolhendo as famílias
Nas diversas paróquias em que está presente a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, a Aliança de Amor é celebrada, geralmente com a Santa Missa, renovação da nova e eterna Aliança de Cristo.

Freqüentemente, a liturgia dessa celebração é configurada pelos coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. O celebrante aproveita para ter um contato com as famílias que recebem a Mãe Peregrina de Schoenstatt. Uma ocasião propícia para acolher as famílias que ainda não descobriram a alegria de participar ativamente na comunidade paroquial e estimulá-las a essa comunhão cristã.

 

Um auxílio na celebração
O Folheto da Aliança, elaborado mensalmente, ajuda na configuração da liturgia. Pode também ser usado em celebrações e orações comunitárias, nas comunidades onde o Dia da Aliança é celebrado sem a possibilidade de uma Santa Missa.

Ir para o Folheto da Aliança