Missões Familiares: a misericórdia que vai ao encontro

29 de março de 2016

Caiabu/SP recebe as famílias missionárias de Schoenstatt.

missoes familiaresMauro Cesar Galhiane/Karen Bueno – A Família de Schoenstatt de Presidente Prudente/SP realiza suas primeiras Missões Familiares entre os dias 18 e 20 de março de 2016. O município vizinho de Caiabu, localizado na região sudoeste do estado, recebe os 107 missionários que dedicam esses dias para visitar as famílias e levar o amor de Deus e a presença de Maria entre as famílias.

Com o lema “Darei minha vida por ti”, as Missões Familiares começam no dia da Aliança de Amor, 18 de março, com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, na Paróquia Santo Antônio de Pádua em Caiabu. Concelebram a Eucaristia e acompanham as Missões o pároco local e assistente eclesiástico da Campanha da Mãe Peregrina, Pe. Milton Gonzaga de Lima, e Pe. Carlos Shimura, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt.

Dom Benedito fala da importância de estar em saída, sendo missionário no Ano da Misericórdia, e envia os missionários do Movimento Apostólico de Schoenstatt entregando-lhes a imagem da Mãe Peregrina e a cruz missionária, que os acompanhará na jornada.

Família que missiona família

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Dom Benedito envia as famílias missionárias

Os 107 participantes são então divididos, no final da Missa, em 19 famílias missionárias: pai e mãe (que são marido e esposa) e os filhos de missão (que podem ser os filhos do próprio casal ou outros jovens).

A formação dessas famílias une esposos da Liga de Famílias de Schoenstatt de Presidente Prudente e a Juventude Apostólica de Schoenstatt do Paraná (Cornélio Procópio, Ibiporã, Londrina, Uraí, Maringá e São Sebastião da Amoreira). Também participam das Missões algumas pessoas e casais atuantes na Paróquia Santo Antônio de Pádua em Caiabu.

Para essas Missões Familiares são formadas três comunidades em locais diferentes.

A Comunidade Pe. José Kentenich tem como assessora a Ir. M. Glaucia Couto e recebe seis famílias, ficando alojada na escola municipal de Caiabu. A Comunidade Mãe e Rainha, cuja assessora é Ir. Bernadete Maria Ganz, é formada também por seis famílias, junto com Pe. Milton, e fica alojada na creche da cidade. O terceiro grupo, que forma a Comunidade Tabor, recebe sete famílias e fica alojado na escola do distrito de Iubatinga (Ouro Branco), acompanhado por Pe. Carlos.

As Missões Familiares se encerram no Domingo de Ramos, permeada por profundo clima de realização e euforia que o amor de Deus produz aos que de boa vontade se fazem instrumentos aptos nas mãos do Pai de Misericórdia.

O município de Caiabu tem 4 mil habitantes aproximadamente. Com essas Missões, cerca de 1.200 famílias da cidade e de seus distritos são visitadas durante o final de semana. Aonde chegam, os missionários levam a mensagem do amor e da misericórdia de Deus, são um sinal da Igreja que vai ao encontro, para viver a alegria do evangelho em suas vidas. As Missões Familiares, neste Ano Santo, são um a resposta às palavras do Papa no centenário da Aliança de Amor: “Assim eu te diria: testemunho, para que a luz brilhe, que não esteja escondida debaixo da cama. Que brilhe a luz e vejam as obras boas que o Pai faz através de nós”.