Misericordiosa como o Pai, seja luz para o mundo!

18 de maio de 2016

Encontro anual das Apóstolas.

apostolasJaqueline Montoya Mariano – As Apóstolas Luzentes de Maria dos regionais Sudeste e Paraná estiveram reunidas neste final de semana, dias 14 e 15 de maio, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, para o seu encontro anual. Sob o lema “Misericordiosa como o Pai, seja Luz no mundo!”, as mais de 200 participantes experimentaram à sombra do Santuário momentos de reflexão, discussão e também muitas brincadeiras.

Vindas de Atibaia/SP, Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR, Guarapuava/PR, Londrina/PR, Mairiporã/SP, Poços de Caldas/MG, Rio de Janeiro/RJ, Rio Negro/PR, São Paulo/SP (Jaraguá e Vila Mariana) e São Sebastião do Paraíso/MG, a expectativa para o encontro era grande.
A programação começou com a abertura em frente ao Santuário, onde cada cidade teve oportunidade de passar pela Porta Santa da Misericórdia. Em um final de semana de festa para a Igreja, as meninas também já puderam conhecer um pouco mais sobre os dons do Espírito Santo para se prepararem para o Pentecostes.

Misericordiosas com o Pai

As Apóstolas já vêm trabalhando, desde o início do ano, diversos temas sobre a misericórdia do Pai. No encontro é a vez de todas juntas verem como essa misericórdia se dá na prática. Após a acolhida e boas vindas das cidades elas são convidadas a assistirem a um teatro preparado pelas Postulantes das Irmãs de Maria de Schoenstatt.

A história contada é a parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 30-37) adaptada para os dias atuais. Cada Apóstola Luzente é convidada a refletir sobre a misericórdia e a estar sempre aberta a ajudar os que mais precisam. Esse é apenas o início de um dia com muitas atividades. Encerrando a primeira manhã de encontro é realizada a Santa Missa, marcada pelas conquistas de camisetas e lencinhos de alguns grupos.

Sou Apóstola, tenho uma identidade!

Na parte da tarde, divididas em grupos por faixa-etárias, as meninas trabalham em duas oficinas. Na primeira, a surpresa: a confecção de uma identidade. Cada apóstola ganha um “RG”. Mas esse não é um documento qualquer, ele marca que cada uma, como Apóstola, deve também assumir o papel de ser luz para o mundo, refletindo o rosto de misericórdia de Deus Pai.

Por isso, além da foto, a identidade possui também um espelho, para lembrar que cada uma deve ser um reflexo de Deus e da Mãe para o mundo que tanto precisa. Na oficina seguinte é a vez de aprenderem com os exemplos do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, como viver a misericórdia no dia a dia.

Maratona da Misericórdia

E se o lema convida a ser Misericordiosa como o Pai, no encontro também é hora de viver isso plenamente. A começar pelo crachá/capitalário! Cada participante tinha atrás do seu crachá um espaço para anotar as obras de misericórdia e suas contribuições ao Capital de Graças que podem oferecer durante o encontro.

E como onde tem Apóstola não pode faltar brincadeira, no final da tarde foi a vez de realizar a Maratona da Misericórdia. Divididas em seis equipes elas tiveram que enfrentar diversos desafios, em que as obras de misericórdia corporais e espirituais puderam ser colocadas em prática. Por fim, somente com a união de todas elas puderam receber o grande prêmio, entregue pelas mãos do Pe. Kentenich, em frente ao Santuário!

Vem Espírito Santo, ajuda-nos a ser Luz no Mundo

A noite foi marcada pela vigília de Pentecostes. Às vésperas da grande festa, as Apóstolas imploraram as luzes do Espírito Santo, para que ele as ensine também a ser verdadeiras luzes no meio do mundo. Juntas rezaram: “Vem Espírito Santo! Se eu me entregar a Ti, Espírito Santo, sem nenhuma reserva, sem vontade própria, então, sem dúvidas, completarás em mim tua obra, para que os pensamentos de Deus a meu respeito se tornem realidade. Espírito Santo, eu te peço com insistência, que eu me coloque inteiramente sob tua influência, que eu viva de Ti e me torne uma “filha Luzente”! Mãe de Deus, pede o Espírito Santo para mim! Amém.” (Ir. M. Emílie Engel).

Seja Luz no Mundo

O domingo se inicia com a Missa de Pentecostes. Cheias do Espírito Santo, também as Apóstolas já se preparam para serem enviadas para suas casas, onde a missão de ser luz deve ser vivida plenamente.

Após a Missa é hora de “imagem e ação”. Cada cidade é desafiada a representar, por meio de mímicas, as obras da misericórdia ou situações relacionadas às Apóstolas. O jogo foi um sucesso. A manhã vai chegando ao fim e o encontro também. Mas para quem pensa que a festa acabou, na verdade ela apenas se inicia: em 2017, as Apóstolas estarão em ano Jubilar, celebrando 90 anos de fundação.

Quem são as Apóstolas?

As Apóstolas Luzentes de Maria, ou somente Apóstolas de Maria, fazem parte da Juventude Feminina de Schoenstatt, são as crianças e adolescentes que integram o ramo da Juventude. Seu ideal é ser luz para o mundo, a partir da vida prática no dia a dia. Quer conhecer mais? Acesse: jufem.com.br

Fonte: jufem.com.br