Maria é o nosso perfil de mulher ideal

29 de julho de 2016

Acampamento da Jufem em Londrina.

jufem londrinaSuzana Guariente/Karen Bueno – A Juventude Feminina de Schoenstatt de Londrina/PR vive momentos de integração e unidade. No final de semana entre os dias 2 e 3 julho, o ramo reuniu-se para um acampamento na chácara São Miguel, no interior da cidade. O motivo do encontro era propiciar momentos de descontração e estreitar os laços entre as meninas. Mas quis a Divina Providência que esses dias fossem marcados pela reflexão e aprofundamento sobre o ‘perfil’ que cada uma, integrante da Jufem, almeja ser.

Já no início da programação, na dinâmica, as participantes puderam fazer o jogo ‘Perfil’ de maneira inédita, na qual os perfis a serem revelados eram os das próprias meninas. Assim, foi possível conhecer as características pessoais de cada uma e contemplar o quanto cada jovem é original e essencial para tornar o ‘canteiro de lírios’ da Jufem Londrina mais completo.

À noite, juntas assistiram ao filme ‘Seed of a new world’, Semente de um Mundo Novo – vídeo confeccionado por ocasião das celebrações do jubileu centenário de Schoenstatt. Essa foi a base para a vivência que logo em seguida participaram. Nessa, ao redor da fogueira, compartilharam o que lhes atrai em Schoenstatt e reafirmaram o desejo de manter firme o ardor missionário por meio da intensificação nas contribuições ao Capital de Graças e que querem ser responsáveis por manter a chama viva dos elevados ideais umas das outras.

A noite se esticou por algumas horas, sob o calor da fogueira e o céu estrelado, além das músicas animadas e muitas guloseimas, no espírito de uma verdadeira família.

Na manhã do domingo, a assessora regional, Ir. Adriane Maria Barbosa, conduziu as jovens a uma reflexão sobre o “ser Pequena Maria” na vida diária. Juntas puderam captar as qualidades que o Pai e Fundador, Pe. Kentenich, lhes indica para alcançar esse ideal: pureza, força de sacrifício, alegria, veracidade, autenticidade e tantas outras. Para terminar o momento, algumas meninas deram alguns testemunhos de como é a vivência e os desafios inerentes em ser um reflexo da Mãe de Deus nos diferentes âmbitos da vida de uma jovem.

Após o almoço, deu-se uma animada gincana entre quatro equipes, cujos nomes eram os dos heróis de Schoenstatt, verdadeiros modelos de santidade na vida diária. E a melhor maneira de finalizar esse encontro não poderia ser diferente do que no encontro pessoal com Jesus, por meio da Eucaristia, à sombra do Santuário, o lar predileto.

Com esse acampamento, a Jufem de Londrina pode captar ainda mais claramente que o perfil ansiado por todas se concretiza na vivência do ideal ‘Lírio do Pai, Tabor para o Mundo’, o ideal nacional do ramo. Também que é possível reafirmar a originalidade de cada uma, da forma como o Bom Deus lhes presenteou, ao manter viva a chama do ser um schoenstattiano autêntico e ao seguir os ensinamentos do Pai e Fundador, como pequenas Marias.