Londrina ganha a “Praça Pe. José Kentenich”

2 de setembro de 2015

Uma homenagem ao Pai e Fundador de Schoenstatt.

LondrinaKaren Bueno – Uma Praça com o nome de um Pai, ou melhor, de um Pai e Fundador. A cidade de Londrina/PR acaba de ganhar um espaço chamado Praça Pe. José Kentenich. Agora o cruzamento entre as ruas Ulrico Zuínglio e Martinho Lutero, no bairro Gleba Fazenda Palhano, recebe o nome do Fundador de Schoenstatt.

A Lei Municipal nº 12.261 foi protocolada pelo vereador Rony dos Santos Alves porque, segundo ele, “a primeira razão simples é que a praça fica ao lado do centro de formação Mater Ter Admirabilis, mas também por todo trabalho que a Obra do Pe. José Kentenich realizou em Londrina”.

Em 2014 a Prefeitura doou uma chácara para a Santa Casa, metade de um quarteirão, onde foi construído o novo Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis. No termo de doação, uma das esquinas ficou destinada para a construção da praça, e é justamente essa parte do terreno que leva agora o nome do Pai e Fundador.

A Família de Schoenstatt recebe com alegria esse presente: “Dar o nome de nosso Pai à Praça representa a consideração do município por Schoenstatt, que esteve presente desde o início da formação da cidade. É uma grande alegria e sem dúvida uma honra. A cidade, por meio de seus dirigentes, reconheceu a missão do Pe. José Kentenich e tudo o que o município recebeu por seu intermédio, pelo atuar do Movimento de Schoenstatt”, diz Ir. Elvira Maria Perides Lawand, coordenadora da Santa Casa e Diretora do Centro de Formação MTA.

Por uma cultura de Aliança

“Essa homenagem é fundamental para manter a chama do trabalho de Schoenstatt acesa e ao mesmo tempo a memória do Pe. José Kentenich. Quando a gente lê, ouve a história do Pe. Kentenich, nos emocionamos – e digo isso como metodista, eu não sou católico. Penso que todos nós cristãos, de todas as denominações, temos que ler mais sobre o Pe. José Kentenich e copiar muitas coisas que ele fez, muitas coisas”, afirma o vereador.

Mais que um simples terreno, “a praça poderá ser uma oportunidade de evangelização”, segundo Ir. Elvira Maria: “Poderemos configurá-la de modo que retrate a vida e missão de nosso Fundador. Ela também poderá ser um condutor ao Santuário da MTA, já que, sendo vizinha ao Centro Mater Ter Admirabilis, creio que logo farão sua ligação. É uma contribuição visível, proporcionando a cultura da Aliança, beneficiando a população londrinense”.

Dívida de gratidão

Em Londrina, o Movimento Apostólico de Schoenstatt esteve presente desde as origens da cidade. Foi um dos primeiros municípios do Brasil a receber as Irmãs de Maria, que logo fundaram ali o Colégio Mãe de Deus e colaboraram muito – ainda colaboram – na administração da Santa Casa. O próprio Pe. José Kentenich esteve em Londrina várias vezes nas dez viagens que realizou pelo Brasil, e ali entronizou, na Catedral, a imagem da MTA.

“Nosso Pai merece ser homenageado por tudo o que desenvolveu em suas visitas a Londrina e no Brasil; isso, sobretudo, é um reconhecimento por ele ser o Fundador de uma Obra Internacional que está presente na cidade desde sua fundação, já que desde o início as Irmãs de Maria atuaram na educação, na saúde e na catequese”, diz Ir. Elvira Maria Lawand.

Para Rony Alves, trata-se de um reconhecimento justo: “Londrina tem uma dívida moral com as Irmãs de Maria pelo trabalho que realizam, e esse trabalho passa, de certa forma, pela mentalidade, pelo espírito voluntário e abnegado do Pe. Kentenich. Então essa é uma forma de reconhecer e honrar a memória daqueles que, independentemente do fator religião, colaboraram e contribuíram para o bem estar da cidade, da sua população”.

O próximo passo agora é cuidar do projeto estético da Praça, dar “um rosto”, para, assim, realizar uma solenidade de inauguração.

Lei nº 12.261
Publicação no jornal oficial do município 

  • Luciano Henrique Cardoso

    Muito bom saber desta honrosa e justa homenagem, ainda mais eu que tanto passei por Londrina e tenho parentes que moram perto, fico muito feliz. Parabéns.

  • Francisco Lemes

    Que presente para o Pai e Fundador e que brilho para a Coroa de nossa MTA.

  • Carla

    Minha nossa!!!!!!!!!!!
    Que presentão! Que alegria ler esse artigo. Me emocionei. Nossa.. Maravilhoso!
    Nossl fundador merece, de fato, tal homenagem. Obrigada pelo reconhecimento ! Viva a Schoenstatt!!!!