Juventude Feminina lança seu Hino Nacional

5 de setembro de 2015

Conheça a nova composição.

hino jufemKaren Bueno – De Londrina/SP para todo o Brasil: A Juventude Feminina de Schoenstatt acaba de lançar seu Hino Oficial na abertura do XI Encontro Nacional. A letra e a melodia foram compostas por Denise Maimoni Lima, Jufem de Poços de Caldas/MG, que conquistou os avaliadores pela sensibilidade e ousadia ao heroísmo traduzidas em notas.

O Hino Nacional é um presente da Jufem pelos 75 anos de fundação do ramo no Brasil.
A canção foi selecionada por meio de um concurso, no qual jovens de todo o país enviaram sugestões. Uma comissão nacional, composta por assessoras e integrantes da Juventude Feminina, avaliou as músicas concorrentes até definir qual traduziria melhor a vida e aspiração do ramo. “Os critérios usados na escolha do hino levaram em consideração principalmente a letra, que deveria conter especialmente o ideal de ser ‘Lírio do Pai, Tabor para o Mundo’. Além disso, considerou-se que o hino deveria ter uma conjuntura de letra e melodia que inflamasse a Jufem”, conta Larissa Squizzato de Campos, da comissão avaliadora.

A sensibilidade da canção tocou a comissão nacional: “A composição da Denise foi a que mais transmitiu tudo o que se buscava para o hino, pois podemos nos identificar com o ideal de ser Juventude Feminina, na confiança ilimitada que devemos ter no Pai e Fundador e de se espelhar continuamente em Maria nossa Mãe. Toda a comissão foi unânime em perceber isso nessa canção. Ela emociona, realmente toca nosso coração e nos inspira ao mais alto ideal”, afirma Larissa.

Denise Maimoni se sente como um pequeno instrumento da Mãe de Deus nesse trabalho. Ela conta que o Hino é fruto de muita oração e entrega, e se alegra em poder retribuir à Jufem uma parte de tudo que recebeu ao longo de seus 12 anos no Movimento Apostólico de Schoenstatt. Acompanhe na entrevista:

denise

Denise Maimoni: “O Hino é um presente a todas as minhas irmãs na Aliança de Amor”

Sua canção participou de um concurso com várias composições de todo o Brasil. O que representa para você ser a compositora do Hino Nacional da Jufem?

Ser a compositora do Hino Nacional da Jufem é para mim, antes de qualquer coisa, motivo de imensa gratidão. É uma alegria que não cabe em palavras saber que pude contribuir para a história da Jufem no Brasil. Faz-me pensar com satisfação que pude retribuir com um pequeno presente a tudo o que devo à Jufem e a Schoenstatt. Mas, obviamente, nada é mérito meu, a Mãe escolhe seus instrumentos e eu tive a graça de ser usada por ela. Sinto-me feliz e muito agradecida à Mãe por isso!

Como você se preparou, de onde veio a inspiração para compor o Hino?

A composição não foi fácil… Em minhas outras composições, nunca tive tanta dificuldade. O peso de tamanha tarefa não me deixava simplesmente sair compondo algo espontâneo. Para mim, tinha que ser uma música muito bem pensada, que sintetizasse tudo aquilo que nós somos e o que deveríamos ser. Por isso, recorri aos livros que contavam a história da Jufem e aos que abrangiam os elementos do nosso Ideal Nacional, Lírio do Pai, Tabor para o mundo. Ao longo de dias estudei e rezei por esse Hino. Depois procurei palavras de nosso Fundador, especialmente no Rumo ao Céu, de onde quis definir um estilo de escrita para a letra. Por fim, recorri a outros hinos da Juventude Feminina de outros países e do Movimento de Schoenstatt para me inspirar musicalmente. E num belo dia, após novamente rezar, uma oração começou a surgir… Só me restava sentar-me ao teclado e musicá-la!

Quais aspectos da espiritualidade de Schoenstatt e da Jufem quis ressaltar?

Quis, por meio da letra, abranger os três elementos do Ideal da Jufem – Filialidade, Pureza e Missão. O objetivo era traduzir numa oração de resposta a Deus aquilo que nós, Juventude Feminina, procuramos viver. Também quis despertar um sentimento de heroísmo para os dias de hoje, trazendo a mensagem de que Deus nos elegeu para sermos vitoriosas sobre o mundo, como verdadeiras imagens de Maria.

O que espera transmitir à Juventude Feminina com essa canção?

Espero que essa música realmente se torne viva em cada uma de nós! Que possamos viver cada palavra que cantamos! O Hino é um presente a todas as minhas irmãs na Aliança de Amor. Espero que todas se encontrem nele e que ele revigore nosso amor pelo Ideal e por Schoenstatt!

Confira a letra e ouça o Hino Nacional da Jufem:

Clique para baixar

 

Cifra

Tua mão, ó Pai, se inclinou
E elegeu pequenas filhas prediletas
Que a teu aceno querem dar seu ‘sim’
A exemplo de Maria, Lírio excelso em teu jardim
A Ela pertence nosso ser
Por Ela somos moldadas
Na alegria nobre
E no sacrifício do santo sofrer

Cumpra-se, ó Pai, somente o Teu querer
Que a pureza esplandeça em nosso viver
Toda bela és Maria, Maria queremos ser
Tabor para o mundo e no Santuário permanecer

Essa é a bandeira que escolhemos
e só a ela vamos jurar
Santa geração formar
vive Mãe em nós e vencerá teu atuar
A herança nos confiou o Pai
e a ela vamos honrar
Novos tempos esperam
o Cristo do Tabor que nos quer enviar

O mundo espera por Maria
E seremos heroínas nesta missão
Pelo Reino de Schoenstatt lutar
Novos lírios nascem em íntima união
Rainha da Aliança de Amor
Recebe de nós com todo ardor
Nossa entrega total,
Eis-nos dando a vida pelo ideal