Jumas Brasil: 60 anos de ardor e missão

8 de julho de 2016

Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor.

jumasKaren Bueno – A Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) do Brasil vive hoje um dia histórico. Nesse 8 de julho de 2016, eles celebram os 60 anos da fundação do ramo no país. Uma trajetória rica em conquistas e ideais, uma constante luta pela nova ordem social, forjada por homens novos. Apesar das seis décadas passadas, o desafio dos jovens de Schoenstatt é o mesmo e alcança na atualidade muitos corações ousados, que hoje querem ser a Geração Missionária, que oferece tudo por sua Rainha.

A Juventude Masculina de Schoenstatt do Brasil foi fundada no dia 8 de julho de 1956, com a Aliança de Amor de 29 jovens de Santa Maria/RS, Porto Alegre/RS e Santana do Livramento/RS. Nessa Aliança, foram ofertadas uma carta de fidelidade ao Pai e Fundador e ao Santuário Tabor, também uma Patena, com os dizeres: “Sob a Proteção de Maria queremos nos formar caracteres fortes e livres. A Juventude Brasileira à sua Rainha”. A partir de então, o Jumas cresceu no estado e se expandiu além das fronteiras do Rio Grande do Sul, estando hoje em oito estados no país.

De quem viveu a origem

mae peregrina jumas

“Sem o Jumas eu não sei o que seria da minha vida, que rumo teria tomado a minha vida na juventude”, diz o Sr. Olindo Toaldo, que pertenceu ao primeiro grupo e selou a Aliança de Amor há 60 anos. “Vejo que o Jumas cresceu bastante hoje. Evidentemente que somos muitos poucos em relação à grande missão que a Família de Schoenstatt tem no Brasil. E o Jumas é uma parte essencial, porque a partir dele – juntamente com a Jufem – surgem novas famílias. É fundamental também essa formação que se tem no Jumas para o futuro, para o direcionamento da vida, da vida profissional, social e da vocação a que cada um é chamado por Deus a realizar”.

Olindo hoje pertence à União de Famílias e compartilha: “Para mim foi uma graça muito especial, um chamado muito especial da Mãe de Deus no plano da Divina Providência para que eu conhecesse a Juventude de Schoenstatt e iniciasse esse trabalho com um grupo no início”.

Uma mensagem para o Jumas

Segundo dados de 2014, cerca de 1.200 jovens integram a Juventude Masculina no Brasil. Movidos por um grande amor à Maria, que os vincula mutuamente, querem ser o “Fogo do Cristo Tabor” a incendiar o mundo.

Depois de 60 anos de Aliança e tendo a graça de participar da fundação do ramo, o Sr. Olindo Toaldo anima a todos os jovens: “A minha mensagem é de estímulo, é de fortalecimento para todos aqueles que estão no Jumas, também de espírito de conquista, para que possam conquistar, possam ser instrumentos para chamar muitos jovens ao Movimento, sobretudo nessa época em que grande parte da nossa juventude não tem rumo e não vê um futuro além da dimensão profissional. Que o Jumas prossiga. Eu estou rezando hoje para que o ramo tenha um grande futuro, se expanda muito e possa ser grande no Brasil para o benefício da nossa juventude e desenvolvimento de toda Obra de Schoenstatt no futuro”.

Quer conhecer mais sobre o Jumas? Acesse: jumasbrasil.com.br