Jufem: expectativa e trabalho para o Encontro Nacional

28 de agosto de 2015

#PartiuLondrina

jufem-2Karen Bueno – No ano em que a Juventude Feminina de Schoenstatt celebra 75 anos de fundação no Brasil, suas integrantes se preparam para o XI Encontro Nacional, que acontece de 5 a 7 de setembro em Londrina/PR. 504 jovens, de sete estados do país aproveitam o feriado para interagir, trocar experiências e renovar o ardor à missão. “O principal objetivo é recordar o passado, valorizá-lo e promover novas ideias para o futuro da Jufem. Como o primeiro grupo surgiu em Londrina, decidimos retornar à origem e renovar o compromisso das primeiras jovens. Para o Nacional esperamos muitas novidades, interação entre as regiões, encontro de gerações, muito crescimento espiritual e muita diversão”, revela Viviane Guariente, da comissão nacional de organização.

Do nordeste partem os grupos mais distantes, e lá a correria é grande em preparação ao encontro. “O nacional, para todas nós e principalmente para as mais novas na Jufem, tem grande importância e nos enche de expectativas em conhecer novas meninas e poder experimentar um pouco do que cada uma descobriu em Schoenstatt e na Juventude, o que as motivou a optarem por ser espelho de Maria em suas vidas diária”, diz Carla Christiane Antunes, dirigente do ramo em Garanhuns/PE. Elas prepararam várias promoções e vendas, inclusive organizaram um show católico para angariar fundos para a viagem. “Um encontro nacional tem seu brilho especial, principalmente para nós do nordeste que somos as mais novas na Jufem e ainda estamos mostrando a que viemos”, conta a dirigente da Arquidiocese de Olinda-Recife/PE, Suellen Figueiredo Gonçalves.

No Rio Grande do Sul a animação também é grande. “Estamos muitíssimo ansiosas para o Nacional, e creio eu que o encontro vai promover uma unidade maior entre nós. A preparação e a expectativa nos deixaram não só esperançosas, mas, ao mesmo tempo, mais impulsionadas a ser e fazer a diferença em nossa realidade atual, com a certeza de que, pelo Brasil inteiro, existem meninas com os mesmos ideais que nós”, afirma Juliê Pontes Zola, dirigente de Santa Maria/RS. As meninas do Sul também se esforçaram muito pelo encontro: “Todos os meses fazíamos as chamadas ‘Pizzas da Aliança’ e as ‘Trufas da MTA’. Além disso, fizemos em junho o ‘Chá das Gerações’, que reuniu a Jufem de hoje com muitas outras mulheres que lutaram, anos atrás, pelos mesmos ideais que nós”.

Em Londrina há muito trabalho na preparação da infraestrutura do Encontro. As jovens ficarão em casas de famílias voluntárias e se reunirão no Santuário para suas atividades. Gleice Baren, missionária da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, receberá duas moças em sua casa e se alegra em poder acolhê-las: “Da mesma forma que recebemos a Mãe todo mês, nos preparamos para receber essas meninas que vêm por um propósito maior”.

Jaqueline Montoya, da equipe de organização do Encontro, ressalta toda a preparação para esse jubileu: “Todas as cidades estão se preparando ao longo do ano para este momento. Não são apenas três dias de encontro, mas um ano de trabalho e formação sob um lema que nos une – Lírio do Pai, torna-te pequena regina ter admirabilis . Esperamos sair fortalecidas em nossa unidade nacional, conscientes da grande missão que carregamos e com as energias recarregadas para dar continuidade ao trabalho da Obra de Schoenstatt, que inicia um novo século e depende de nós”.

Na programação, além das palestras, trabalhos em grupo, oficinas, momentos de oração e animação, há alguns destaques: o lançamento do Hino Oficial da Jufem e do livro “Lírio do Pai, guarda e cultiva a herança!”, que narra toda a trajetória da Juventude Feminina no Brasil; outro momento especial será o Jantar das Gerações, reunindo várias mulheres que passaram pela Jufem ao longo dos anos. E no último dia do encontro, 7 de setembro, será celebrada uma Santa Missa na Catedral Metropolitana, presidida pelo bispo de Londrina, Dom Orlando Brandes, com a participação de outros ramos do Movimento de Schoenstatt e das famílias que acolheram as jovens em suas casas.

O último Encontro Nacional do ramo aconteceu em 2010, em Santa Maria/RS, deixando muito frutos que são ainda são colhidos pela Jufem. Viviane Guariente comenta que todos podem colaborar para o sucesso do XI Encontro Nacional: “Pedimos a todos muitas orações para que nosso encontro seja abençoado, que tudo ocorra como previsto e que toda a Juventude, ao renovar o ideal de ser ‘Lírio do Pai, Tabor para o mundo’, retorne empolgada pela missão de levar Jesus e Maria a todos”.

  • Luciana

    Que Deus abençoe esse encontro e a MTA derrame muitas bençãos e graças à todas essas jovens que se esforçaram para poder participar desse Encontro que será certamente muito especial. Gostaria de agradecer especialmente à Jufem de Brasília que sempre ajuda a cuidar das criança quando temos reuniões da Liga e da União. Abraço fraterno Luciana.