Jornada de Coordenadores em Garanhuns/PE

20 de março de 2016

Misericórdia, santidade e missão.

garanhuns coordenadoresIr. M. Eliane Cunha – Nos dias 11, 12 e 13 de março acontece a jornada anual de coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt em Garanhuns/PE. Participam representantes das Dioceses de Pesqueira/PE, Afogados da Ingazeira/PE, Salgueiro/PE, Palmeira dos Indios/AL, Maceió/AL e Garanhuns/PE.

Tendo como temas o “Ano da Misericórdia” e “Schoenstatt em saída”, a jornada transcorre com muita tranquilidade e a participação atenta em todos os momentos.

Já na abertura, com uma pequena encenação da passagem bíblica que mostra a Samaritana junto ao poço de Jacó, também com uma oração e um vídeo sobre o sentido do Ano Santo, todos percebem que essa será uma jornada muito especial.

O sábado inicia com uma meditação baseada nas palavras do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, referentes à parábola do Filho Pródigo; nessa vivência eles acolhem uma relíquia do Fundador e rezam por sua canonização.

A primeira palestra do dia é dada pelo Pe. José Émerson Alves da Silva, novo capelão do Santuário, que fala sobre o Ano Santo da Misericórdia. A apresentação é muito vital e acompanhada com grande interesse por todos. Na sequência, Ir. M. Eliane Cunha profere a palestra “Schoenstatt em saída”, por meio da qual são despertadas muitas reflexões nos participantes. À tarde, o grupo se dirige ao Santuário para atravessar a Porta Santa da Misericórdia e rezar a oração da Via Sacra.

Mais tarde é celebrada a Santa Missa para todos os coordenadores, colocando diante do altar todos os anseios que florescem no começo do ano. Um momento marcante da jornada é a vivência da noite, que mostra a experiência da misericórdia na vida de cada um.

No domingo é aprofundado o Memorandum do Congresso de Pentecostes – o encontro realizado em 2015, em Schoenstatt/Alemanha, com representantes do Movimento de muitos países. A partir de tudo o que os coordenadores acompanharam nos dias anteriores, é feito um trabalho em grupo por Dioceses, quando respondem a algumas perguntas e projetam suas ações para este ano.

Entre as metas que se propuseram, algumas são assim colocadas: Promover caravanas para a Festa do Santuário e em outros momentos do ano, preparando os peregrinos para passar pela Porta Santa, explicando sobre a indulgência plenária e as obras de misericórdia; preparação para a Aliança de Amor; trabalhar com as famílias, especialmente as mais afastadas da Igreja; conhecer mais a vida e o carisma do Pe. Kentenich lendo suas obras, rezando a novena por sua canonização com as famílias, divulgando nas rádios sobre a sua vida e carisma, etc.

A Santa Missa de envio é presidida pelo Pe. Bento de França, de Garanhuns, que, a partir do evangelho da mulher adúltera, faz uma profunda reflexão ligada ao Ano da Misericórdia.

Do Santuário os coordenadores partem impulsionados a evangelizar, junto com seus missionários, todo o povo alagoano e pernambucano.

Fonte: tabormta.org