João Pozzobon: Como vai o processo de beatificação?

7 de abril de 2016

As últimas notícias vindas de Roma.

pozzobonIr. M. Rosequiel Fávero – Pe. Argemiro Ferracioli, postulador da Causa de Beatificação do Diác. João Luiz Pozzobon, esteve em março em Roma e conta como está o processo e como podemos ajudar.

Pe. Argemiro, em que pé está o processo?

Terminamos de escrever a “Positio” (350 páginas) que é a comprovação da vida, virtudes e fama de santidade do Servo de Deus João Luiz Pozzobon. Ela está sendo corrigida e logo mais será publicada em forma de livro com capa dura vermelha e letras douradas na parte externa. Depois será entregue à 5 ou 6 Cardeais que lerão e farão um informe ao Papa para que ele possa assinar o decreto de Venerável.

Temos um milagre ou não?

capa

Pe. Argemiro: “Terminamos de escrever a “Positio”, que é a comprovação da vida, virtudes e fama de santidade do Servo de Deus João Luiz Pozzobon”

A Sra. Silvia Correale (postuladora) e eu tivemos uma reunião com o Pe. Jan Turek, encarregado de orientar e analisar os casos de possíveis milagres. Ele nos orientou como é importante descrever bem a graça alcançada para que possa ser bem avaliada e não haver falhas na hora da comprovação do milagre para a beatificação. Devem ser narrados os mínimos detalhes e só se aceita em italiano ou latim. Não se pode supor nada. Tudo deve ser muito bem explicado para que os médicos em Roma entendam como foi a cura do paciente.

Que novidade ainda houve?

Uma grande novidade é que foi aceito entregar a Positio em espanhol e português. Vamos assim poupar vários anos de trabalho porque a maior parte está em português. Não foi fácil escolher as melhores passagens para redigir a Positio. Por exemplo, das duas mil cartas escritas por João que enviamos a Roma foram escolhidas só 42 e três delas são dirigidas ao Pe. José Kentenich. Elas ficarão em português.

Vai sair uma nova biografia?

Esta é outra graça alcançada. À Positio deveria ser anexada a Biografia Documentada, mas não precisamos escreve-la. Foi aceita a biografia em espanhol escrita pelo Pe. Esteban Uriburu: “João Luiz Pozzobon, Peregrino y Misionero de Maria”. Foi necessário reeditá-la com algumas pequenas modificações e atualizações. Foram entregues 30 exemplares para a Postuladora distribuir aos teólogos peritos e aos cardeais que analisarão sua espiritualidade.

Conclusão:

Nossa previsão é que esta etapa da publicação da Positio seja encerrada ainda este ano. Depois dependerá de quando os teólogos peritos a analisarão e apresentarão ao Papa a proposta para que ele assine o Decreto de Venerável.

Para tanto, convido que rezemos especialmente para recebermos a graça de uma cura naturalmente inexplicável. Se esta acontecer, a graça deve ser comunicada como acima indicado.

Fonte: tabormta.org