Jacarezinho/PR: Missões e festa dos 80 anos

29 de julho de 2015

Uma  semana de missão e um dia de festajac

Amilcar Batista/ Gabriele Silva Wolf – No ano de 2015, é celebrado o jubileu de 80 anos da chegada das primeiras Irmãs de Maria, as 12 pioneiras, que foram enviadas pelo Pai Fundador, Pe. José Kentenich, em 1935, marcando o início de Schoenstatt no Brasil, mais especificamente/ em Jacarezinho. Essa data importante não poderia passar em branco e por isso, como comemoração, aconteceram as Missões Jubilares e também uma grande festa de encerramento das Missões, no domingo, dia 19 de julho, em celebração ao jubileu.

Mais de cem missionários pelas ruas

A festa começou na quinta feira, 16 de julho, quando mais de 100 missionários compareceram ao Santuário para se prepararem espiritualmente e saírem em Missão ao final do dia. Todos chegaram entusiasmados para levarem a toda a comunidade a palavra de Deus e o carinho de Maria. Estes missionários ficaram distribuidos nas cinco paróquias da cidade, vivendo em comunidades, em sua maioria escolas próximas a paróquia, aprendendo uns com os outros, trocando experiências, mas principalmente vivendo o verdadeiro espírito familiar.

Durante as missões, houve grande divulgação da celebração do dia 19, na qual a estátua do Pai Fundador, Pe. José Kentenich, seria inaugurada e apresentada para toda a comunidade. Esta estátua foi uma conquista referente ao Jubileu de 80 anos de Schoenstatt no Brasil. Nesses dias, os missionários conheceram as realidades das diferentes comunidades, alguns pontos mais carentes e outros mais engajados no caminho da igreja e da Mãe de Deus.

Uma noite alegre e missionária

No sábado, dia 18, penúltimo dia das Missões, aconteceu a Noite Missionária, na faculdade de Filosofia da cidade. Um momento único e festivo para vinculação entre Missionários e a comunidade. Foi um momento maravilhoso de animação, onde havia uma banda com integrantes da Jufem (Juventude Feminina de Schoenstatt) e do Jumas (Juventude Masculina de Schoenstatt), que cantaram e animaram, também com momentos de louvor e adoração, com a presença do Santíssimo Sacramento, finalizando a noite com uma espiritualidade bem especial.

Enquanto as missões eram concluídas, no domingo, o trabalho no Santuário não parava, pois havia muito trabalho a ser realizado. Todo esse esforço não foi em vão. A festa, no dia 19, foi muito linda, de “casa cheia”, cerca de mil participantes, e com momentos marcantes. O início da celebração foi marcado por um teatro, com a presença de 12 crianças, vestidas de Irmãs, representando as pioneiras. Também alguns seminaristas de nossa diocese, simbolizaram o momento do ato da fundação do Movimento, quando o Pe. José Kentenich, com os jovens seminaristas daquela época, estabelece uma Aliança de Amor com Maria Santíssima, suplicando a ela que se estabelecesse na Capelinha e a transformasse num lugar de graças.

Bênção da estátua, santa missa, envio de imagens… a festa continua!

Marcante, o momento da acolhida e inauguração da estátua do Pai Fundador, Pe. Kentenich, que a partir de agora se faz presente no Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt do Brasil, com uma forte presença paternal, para acolher a todos os peregrinos que por ali passarem. Foi um momento de grande emoção, com a presença do Bispo da diocese, Dom Antonio Braz, e também do Pe. Ivan Simicic, Assessor do Mov. A. de Schoenstatt, no Regional Paraná.

Na Santa Missa de encerramento, presidida por Dom Antonio, foi realizado o envio das imagens peregrinas que percorreram as casas durante as Missões Jubilares 2015, uma para cada paróquia da Diocese, onde permanecerão por um ano visitando os lares das famílias e realizando Milagres!

Mais um momento emocionante foi a despedida entre os Missionários, já que durantes os 4 dias de missões prevaleceu entre todos uma grande vinculação comunitária e familiar, o que com certeza marcou o coração de todos e deixou saudades.

A celebração Jubilar dos 80 anos da chegada das Irmãs foi realmente uma benção de Deus. A presença da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes de Schoenstatt foi sentida em todos os momentos intercedendo por todos nós.
Veja a síntese em vídeo