Jacarezinho: uma noite de heróis!

16 de junho de 2016

Jovens enfrentam o frio para estar no Santuário

jun_jacar

Guilherme Henrique Ribeiro da Silva – De 11 para 12 de junho, aconteceu a 1° Concentração da Juventude Apostólica de Schoenstatt, jovens da Diocese de Jacarezinho/PR, no Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil.

O objetivo da concentração foi apresentar o Movimento e seus Heróis aos jovens, heróis porque construíram e foram alicerces para Schoenstatt em meio a guerra. Nos lembrava a Ir. M. Jacinta Donati, que Schoenstatt é filho da guerra, nasceu com Pe. Kentenich e os JOVENS seminaristas, na primeira guerra mundial  e viveu a segunda guerra mundial. Ela nos convidou a não percorrermos os túmulos dos heróis, mas a sermos Heróis de uma nova geração.

Aquecidos pelo amor a Cristo

Durante a missa celebrada pelo Pe. Afonso Wosny (Assessor da Juventude Masculina de Schoenstatt- Jumas), 8 Jovens da cidade de Abatia/PR selaram sua Aliança de Amor com Maria. A animação do encontro ficou por conta de um grupo de música de Jacarezinho e do jovem Eduardo Umeno (Membro do Jumas, de Cornélio Procópio/PR).

O lema do encontro veio se confirmar com a temperatura que após as 23 horas despencou a cair em Jacarezinho. Heroicamente os jovens venceram o frio,  acolhidos pelo coração da MTA (Mãe Três Vezes Admirável) e abrasados pelo fogo do Cristo Tabor. Fizeram a adoração desde o término da missa até as 3 horas da manhã, quando se recolheram para um descanso.

Compromisso com a história de Schoenstatt

Na manhã do domingo, nos sentimos em Schoenstatt/Alemanha, no Santuário Original. Tamanho era o frio e a geada que formava um tapete branco sobre a grama. Mas, os jovens pulavam e dançavam em frente ao Santuário da Mãe! Em procissão, caminharam até o memorial em homenagem às 12 Irmãs Pioneiras de Schoenstatt, nessa data se comemorava 81 Anos da chegada das Irmãs de Maria nesta cidade e o início das atividades de Schoenstatt no Brasil. Ali, os jovens se comprometeram a continuar edificando o trabalho de Schoenstatt em nossa Pátria. Em seguida, passando pela estátua do Fundador, Pe. José  Kentenich, entramos pela Porta Santa do santuário e renovaram a consagração à Mãe de Deus.

Prosseguindo a programação, em grupos, estudamos sobre a vida dos heróis, com o objetivo de ser uma nova geração heroica. O resultado dessa reflexão é apresentado para os romeiros do santuário. Como fruto do trabalho, foi montada uma comissão para preparar o Terço Jovem no Santuário, que se realizará no dia 28 de Julho as 19h30min. O evento é aberto para todos os jovens de diversos movimentos e Carismas.

A Concentração encerrou-se com o almoço, às 12 horas, após o envio das imagens missionárias Jovens, para as cidades de Abatiá e Itambaracá.